Trajetórias formativas de licenciandos em matemática
percepções sobre constituir-se professor
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3478Palavras-chave:
Trajetórias formativas, Licenciatura, MatemáticaResumo
Este artigo, de natureza qualitativa e descritiva, teve como objetivo refletir sobre a formação do professor de Matemática, procurando analisar as percepções dos licenciandos sobre suas trajetórias formativas. Adotou-se como questão norteadora inicial para mobilizar a pesquisa: Como vou me constituindo professor (a) de Matemática? Foi direcionada aos 28 acadêmicos do VII período da Licenciatura em Matemática do IFPI- Campus Piripiri, cujas análises decorrem das concepções de educação e formação de D’Ambrósio (2012), Fiorentini e Castro (2003), Franco e Pimenta (2010), Schulman (2004), dentre outros. Na metodologia foram destacadas três categorias de análises: (1) necessidades formativas dos licenciandos; (2) momentos mobilizadores de formação docente e (3) contribuições dos professores formadores. Os resultados apontam dentre as principais necessidades formativas o domínio do conhecimento matemático, projetos e pesquisas e inovação didática, sendo que a escuta e o diálogo precisam se constituir de ações docentes permanentes durante toda a trajetória.
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