Formação Docente e Práxis Pedagógica

narrativa de uma professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3602

Palavras-chave:

Formação Docente, Práxis Pedagógica, Educação

Resumo

O objetivo do trabalho é compreender as divergências e congruências no magistério em instituições pública e privada de ensino a partir da trajetória de vida e formação profissional de uma professora da Educação Básica, que tem experiência de ensino nessas instituições. Por intermédio da metodologia da história oral temática, foi realizada uma entrevista gravada, transcrita, textualizada e validada. Questionou-se quais as divergências e congruências da atuação no magistério em instituições particular e pública de ensino? Constatou-se que a professora não concebe a ideia de formar um pedagogo apenas com teoria, sem que este tenha vivenciado a prática. Ela acredita que a formação da graduação tem que melhorar e que deve estar mais voltada para a práxis. Por fim, esse estudo teve o intuito de proporcionar reflexões e debates acerca da formação docente, bem como da práxis pedagógica.

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Biografia do Autor

Scarlett O’hara Costa Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduada em Pedagogia. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência e Iniciação Científica. É integrante do Grupo de Pesquisa - Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/ UECE). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de mulheres, biografia, história oral, memória, práticas educativas e formação de professores.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

CARVALHO, S. O. C. Formação Docente e Práxis Pedagógica: narrativa de uma professora . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3602. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 21 dez. 2024.