Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3506Palavras-chave:
Jogos Populares, Educação Física Escolar, Ensino Fundamental 1Resumo
Pretende-se explorar o tema “jogos populares” tradicionais da cultura brasileira a partir de uma reflexão crítica mediante registros de práticas educativas realizadas com alunos de uma turma de segundo ano, do ensino fundamental I, de uma escola pública municipal em Itaitinga, no ano 2018, relatados no trabalho de graduação intitulado “Jogos Populares: vivências com escolares do ensino fundamental 1”. Como matriz de referência, Guerra (1988), Coletivo de Autores (1992), Brotto (2001), Feital e Cortes (2009) e Silva (2015), foram utilizados para dialogar sobre o tema. Trabalhar este conteúdo na educação básica, em Educação Física, o qual é ancorado pela BNCC (2018), possibilita ao educando conhecimento, apreço à cultura e sua diversidade, tolerância ao novo e autonomia para superação e emancipação.
Downloads
Referências
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 03 jun. 2018.
BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos Cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos, SP: Projeto Cooperação, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .Acesso em: 09 dez. 2018.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo Cortez, 1992.
DARIDO, S. C. et al. Práticas corporais: Educação Física - 6º ao 9º anos. Manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018.
FEITAL, D.; CORTES, M. Reencantando a infância com cantigas, brincadeiras e diversão. Disponível em: https://docplayer.com.br/3307888-Reencantando-a-infancia-com-cantigas-brincadeiras-e-diversao.html. Acesso em: 17 dez. 2018.
GUERRA, Marlene. Recreação e Lazer. Porto Alegre, Sagra, 1988.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre politica pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848 Acesso em: 03 jan. 2019.
LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed.– Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
MACIEL. J. A. B. Jogos populares: vivências com escolares do ensino fundamental 1. Monografia de Graduação. IDJ/UVA: Fortaleza, CE, 2018.
REVISTA MUNDO ESTRANHO. Qual é a origem do jogo-da-velha? 2018. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estanho/qual-e-a-origem-do-jogo-da-velha/ Acesso em: 04 jan. 2019.
SILVA, J. C et.al. A importância do estágio supervisionado na formação profissional de estudantes de educação física: um relato de experiência. Revista Educação & Linguagem. n. 1. v. 2, 2015. Disponível em: http://www.fvj.br/revista/revista-educacao-e-linguagem/edicoes/2015-1/ . Acesso em: 29 ago. 2018.
SILVA, J. C. Avaliação do Gerenciamento da Informação e da prática pedagógica no ensino-aprendizagem mediante categorias informacionais. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira Contemporânea da Universidade Federal do Ceará. UFC: Fortaleza, 2018.
SOARES, M. G. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 03 dez. 2018.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 07 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 José Auricélio Barbosa Maciel, Jocyana Cavalcante da Silva Maciel, Aline Silvestre Mendes, Jocyelle Cavalcante da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.