Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1918

Palavras-chave:

Docência universitária, Professores das Ciências Exatas e da Natureza, Representações sociais

Resumo

O presente texto visa compreender como os professores universitários definem a docência universitária a partir das representações sociais construídas pelo grupo. Como base teórica, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais a partir da perspectiva cultural de Jodelet (2005) e Moscovici (1978) no campo da Docência Universitária. A pesquisa foi de caráter qualitativo, realizada com 14 docentes do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, por meio da aplicação de um questionário semiprojetivo. Os resultados apontaram que a definição de docência universitária é construída a partir do envolvimento com atividades de pesquisa e da busca pela estabilidade na carreira. Nesse sentido, carece haver uma maior atenção para a oferta de uma formação continuada pedagógica que possa debater aspectos amplos da docência universitária, mas que também compreenda e considere as características próprias de cada curso, uma vez que esses possuem peculiaridades, lacunas e práticas específicas.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

SILVA, N. G.; AGUIAR, M. da C. C. Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 4, p. 124–142, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1918. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144. Acesso em: 8 nov. 2024.