Formação de professores de educação infantil: memória, narrativa e inteireza
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1933Palavras-chave:
Formação, Narrativas, Memória, InteirezaResumo
O presente artigo assume o desafio, cada vez mais necessário diante das mais recentes regulações resultantes da pesquisa, do debate acadêmico e das políticas públicas implementadas há quase vinte anos no Brasil, de discutir o tema da formação de professores de educação infantil. Para tanto, o texto toma os achados de uma pesquisa de doutorado que ouviu as histórias de vida de dez educadoras – professoras, coordenadoras, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais – responsáveis pelo atendimento de crianças entre zero e cinco anos de idade das creches e pré-escolas da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. As narrativas analisadas na pesquisa permitem apontar para uma formação que possa se constituir como uma relação dialógica entre o conhecimento intelectual e o conhecimento de si, levando em consideração a inteireza de cada sujeito em seu processo formativo.
Downloads
Referências
BARRETO, E. S. S.; GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOSI, E. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jan. 2009a.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 20, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 dez. 2009b.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 2006.
BUBER, M. El camino del ser humano y otros escritos. Madrid: Emmanuel Mounier, 2003a.
BUBER, M. Eu e tu. São Paulo: Centauro, 2003b.
BUBER, M. ¿Qué es el hombre? México: FCE, 2011.
CAMPOS, M. M.; FÜLLGRAF, J.; WIGGERS, V. A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 127, p. 87-128, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.
LARANJEIRA, R. et al. II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) – 2012. São Paulo: Inpad: Unifesp, 2014.
NÓVOA, A. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto Prosalus. Lisboa: Universidade de Lisboa, 1988.
NUNES, M. F. Os interpretativos do mundo: histórias de vida de professoras alfabetizadoras. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.
NUNES, M. F.; CORSINO, P.; KRAMER, S. (Coord.). Relatório de pesquisa educação infantil e formação de profissionais no estado do Rio de Janeiro (1999-2009). Rio de Janeiro: Traço e Cultura, 2011.
PENA, A. C. “Para explicar o presente tem que estudar a história do passado”: narrativas de profissionais de escolas comunitárias de educação infantil da Baixada Fluminense. 2015. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
PENA, A. C.; TOLEDO, L. P. B. Formação de professores de creches comunitárias: uma experiência na Baixada Fluminense/RJ. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO – DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 4., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFF, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Alexandra Coelho Pena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.