Fatima Correia

Retired, educator and cordelist

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3706

Keywords:

Cordelista, Fátima Correia, Educadora

Abstract

This research aims to report the story of Maria Correia de Almeida, better known as Fátima Correia, a retired teacher and cordelista, born in the municipality of Caririaçu (CE), a city located in the South of Ceará, in the Cariri region. The biographed good part of his life lived in Crato, more specifically, in the district of Dom Quintino. It is known by many as Fátima Dom Quintino. The retired educator taught 31 years of her life. We asked: How did Fátima become a teacher? And what is your contribution to educational development in the region? The research is of an oral and bibliographic nature, in wich we use Machado, Nunes and Bezerra (2009); Xvier (2014); Fialho (2017), as well as field research. We can see that the educator and cordelist leaves a very important contribution to the place of her residence, since she also exercised the role of coordinator and today as a cordelist she propagates in her verses what she learned.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celia Camelo de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Língua Brasileira de Sinais - LlBRAS, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal do Piaui- UFPI.

Deiziane Lima Cavalcante, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, também pela UFC, atualmente faz doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

References

ALMEIDA, Maria de Fátima Correia. Saudade Materna (cordel). Crato, 2013.

ARAGÃO, Milena. Práticas de castigos escolares: a palmatória como símbolo em salas de aula sergipanas. Disponível: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe7/pdf/07, acesso em: 23/6/2019

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 02 jan. 2019.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 02 jan. 2017.

BARBOSA, A.; CASSIANI, S. Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em ciências biológicas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 52-71, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/123 Acesso em: 02 jan. 2017.

BOSI, Ecléa. Memórias e Sociedade: lembrança de velhos. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1987.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 02 jan. 2019.

CARVALHO, Scarlett O’hara Costa; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Preservação da memória de educadoras cearenses: história oral e magistério. Disponível: http://www.nordeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/7/1493417953_ARQUIVO_ARTIGOCOMPLETO.pdf, acesso 24/6/2019.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 02 jan. 2019.

CORRÊA, P. S.; BARRETO, B. Exigências para o exercício do ofício de mestre nos grupos escolares no Brasil no contexto da ditadura militar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 104-123, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/126 Acesso em: 02 jan. 2017.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 02 jan. 2019.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 02 jan. 2019.

GAMA, Marta Maria; ALMEIDA, Laura Isabel Marques V. de; Os exames de admissão da década de 1931 a 1971. Disponível: www.ufsc.br. Acesso em: 23/06/2019.

GONÇALVES, Y.; NOGUEIRA, E. G. A educação dos alunos das escolas pantaneiras na perspectiva da educação centrada no aluno. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 87-103, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/125 Acesso em: 02 jan. 2017.

MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva; MENEZES, Cristiane Souza de. A mulher e a educação: pelos fios das memórias. MACHADO, Charliton José dos Santos; NUNES, Maria Lúcia da Silva (Org.). Educação e Educadoras na Paraíba do Século XX: práticas, leituras e representações. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 02 jan. 2019.

MONTEIRO, Carlos Augusto. A dimensão da pobreza, da desnutrição e da fome no Brasil. Disponível:www.scielo.br. Acesso em: 23/06/2019.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 Acesso em: 02 jan. 2017.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 02 jan. 2019.

PENA, A. Formação de professores de educação infantil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 72-86, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/124 Acesso em: 02 jan. 2017.

PINHEIRO, B. C.; SANTOS, C.; PENELUC, M. A educação ambiental na formação de professores de química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 181-203, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129 Acesso em: 02 jan. 2017.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 02 jan. 2019.

SENA, F.; KULESZA, W. O ensino secundário na imprensa do nordeste (1873-1874): um debate nos jornais do Maranhão e de Pernambuco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 143-159, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/127 Acesso em: 02 jan. 2017.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 02 jan. 2019.

SILVA, N.; AGUIAR, M. DA C. Representações sociais de professores do ensino superior das ciências exatas e da natureza quanto à definição de docência universitária. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 124-142, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/144 Acesso em: 02 jan. 2017.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 02 jan. 2019.

THEMELIS, S. Education and equality: debunking the myth of meritocracy. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 03-17, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/120 Acesso em: 02 jan. 2017.

XAVIER, Antônio Roberto. Joana Paula de Morais (1900-1963): História, Memória e Trajetórias Educativas. Fortaleza: Imprece, 2014.

XEREZ, A. S.; COSTA, F. J.; SANTOS, J. D. Educação profissional integrada ao nível médio no Ceará: reformas e contradições. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 204-223, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/130 Acesso em: 02 jan. 2017.

ZUIN, A. L.; DIAS, J. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 160-180, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128 Acesso em: 02 jan. 2017.

Published

2020-09-26

How to Cite

SOUSA, C. C. de; CAVALCANTE, D. L. Fatima Correia: Retired, educator and cordelist. Educational Practices, Memories and Oralities, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233706, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3706. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3706. Acesso em: 4 jul. 2024.