Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1916

Palavras-chave:

Formação docente, Classe multisseriadas, Educação do campo

Resumo

Este trabalho trata da formação dos docentes atuantes na classe multisseriada na área rural de Apuí, sul do Amazonas. O problema da pesquisa era descobrir se a formação do professor supria as necessidades pedagógicas do ensino nessa modalidade. A relevância da discussão envolveu a temática Educação do Campo, originária de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia, no estado do Amazonas. A fim de compreender melhor sobre essa modalidade de ensino, apresentam-se as diferenças entre “Educação Rural” e “Educação do Campo” e como as nomenclaturas – rural e campo – se alteraram no decorrer dos tempos e foram adotadas nos projetos de políticas públicas voltadas à Educação do Campo (Programa Nacional de Educação 2014-2024; Parecer nº 36/2001). Por fim, das análises chegou-se à conclusão de que as faculdades cursadas pelos professores pesquisados não contemplam em suas grades curriculares disciplinas sobre Educação do Campo ou classes multisseriadas.

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Biografia do Autor

Aparecida Luzia Alzira Zuin, Universidade Federal de Rondônia

Doutora e Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora Associada/Permanente e supervisora de pós-doutorado no PACC-UFRJ. Profa. do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - Unir/Emeron(TJ-RO). Profa. do Mestrado Acadêmico em Educação-UNIR (disciplina: Educação, Comunicação e Mediação).

Juliane Santos Dias, Prefeitura Municipal de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2013), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (2015). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Cuiabá

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

ZUIN, A. L. A.; DIAS, J. S. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educ. Form., [S. l.], v. 2, n. 4, p. 160–180, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1916. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128. Acesso em: 28 mar. 2024.