Catálogo de publicações de 2016
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v1i3set/dez.3091Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, DocênciaResumo
O Catálogo de Publicaçãoes de 2016 é uma compilação de todos os artigos veiculados no referido ano, em ordem alfabética e seguindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Downloads
Referências
BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110 Acesso em: 01 set. 2016.
BAUER, C.; OLIVEIRA, M. C. Apontamentos sobre as origens históricas do sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 88-111, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/115 Acesso em: 01 set. 2016.
BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 02 mai. 2016.
CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113 Acesso em: 01 set. 2016.
DANTAS, C.; SCHMITZ, H. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 124-139, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95 Acesso: em 02 jan. 2016.
DEFFACCI, F.; RIBEIRO, G. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 89-103, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102 Acesso em: 02 mai. 2016.
DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 Acesso em: 02 mai. 2016.
FERNANDES, A. P. O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 32-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/112 Acesso em: 01 set. 2016.
FIGUEROA, C. El Seminario Alemán, aporte pedagógico e investigativo en la formación del docente colombiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 3-37, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/89 Acesso em: 02 jan. 2016.
GAUTHIER, C. De la méthode et de la manièreles attitudes professionnelles à privilégier en enseignement. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 25-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/99 Acesso em: 02 mai. 2016.
LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118 Acesso em: 01 set. 2016.
LOPES, D.; FRANCO, R.; LEVIVIER, M. Quel goût donne-t-on a la vie? Alimentation et soin en addictologie. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 50-71, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/100 Acesso em: 02 mai. 2016.
MACHADO, C. J.; BARBOSA, D. O pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 159-171, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/97 Acesso em 02 jan. 2016.
MATOS, D.; JARDILINO, J. R. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 20-31, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94 Acesso em: 01 set. 2016.
MATTOS, A.; FIAMENGHI-JÚNIOR, G. A.; CARVALHO, S.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 184-207, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/108 Acesso em: 02 mai. 2016.
MORAIS, J. K.; HENRIQUE, A. L.; SILVA, L. A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 110-123, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94 Acesso em: 02 jan. 2016.
NÓBREGA, D. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didática - pedagógica para iniciantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 154-167, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119 Acesso em: 01 set. 2016.
OLIVEIRA, I. Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do Norte e Nordeste. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 38-64, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/91 Acesso em: 02 jan. 2016.
PEREIRA, Fortaleza, v.; BATISTA, N. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 71-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114 Acesso em: 01 set. 2016.
RODRIGUES, E.; GAI, D. Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (entre deficiência potencial e arte potencial). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 125-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/117 Acesso em: 01 set. 2016.
RODRIGUES, F.; PEREIRA, B. Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em ciências/biologia: o conceito de gene em foco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 112-124, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116 Acesso em: 01 set. 2016.
RÖHRIG, M. O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 121-134, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104 Acesso em: 02 mai. 2016.
SALES, S. M.; JOLY, M. C.; FERNANDES, D. Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando rasch. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 166-183, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/107 Acesso em: 02 mai. 2016.
SANTOS, H.; GONÇALVES, D. Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 149-165, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/106 Acesso em: 02 mai. 2016.
SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103 Acesso em: 02 mai. 2016.
SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 88-109, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93 Acesso em: 02 jan. 2016.
SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96
SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101 Acesso em: 02 mai. 2016.
SUESCÚN, M. Políticas públicas educativas en el contexto social colombiano de la década de los 70 del siglo XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 65-87, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/92 Acesso em: 02 jan. 2016.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 02 mai. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Karla Angelica Silva do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.