Catálogo de publicações de 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v1i3set/dez.3091

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Docência

Resumo

O Catálogo de Publicaçãoes de 2016 é uma compilação de todos os artigos veiculados no referido ano, em ordem alfabética e seguindo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110 Acesso em: 01 set. 2016.

BAUER, C.; OLIVEIRA, M. C. Apontamentos sobre as origens históricas do sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 88-111, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/115 Acesso em: 01 set. 2016.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98 Acesso em: 02 mai. 2016.

CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113 Acesso em: 01 set. 2016.

DANTAS, C.; SCHMITZ, H. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 124-139, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95 Acesso: em 02 jan. 2016.

DEFFACCI, F.; RIBEIRO, G. Desafios da EJA no processo de escolarização: caso do município de Três Lagoas-MS. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 89-103, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/102 Acesso em: 02 mai. 2016.

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 Acesso em: 02 mai. 2016.

FERNANDES, A. P. O ser e o saber-fazer docente nas escolas das ilhas de Belém/PA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 32-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/112 Acesso em: 01 set. 2016.

FIGUEROA, C. El Seminario Alemán, aporte pedagógico e investigativo en la formación del docente colombiano. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 3-37, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/89 Acesso em: 02 jan. 2016.

GAUTHIER, C. De la méthode et de la manièreles attitudes professionnelles à privilégier en enseignement. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 25-49, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/99 Acesso em: 02 mai. 2016.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118 Acesso em: 01 set. 2016.

LOPES, D.; FRANCO, R.; LEVIVIER, M. Quel goût donne-t-on a la vie? Alimentation et soin en addictologie. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 50-71, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/100 Acesso em: 02 mai. 2016.

MACHADO, C. J.; BARBOSA, D. O pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 159-171, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/97 Acesso em 02 jan. 2016.

MATOS, D.; JARDILINO, J. R. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 20-31, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/111/94 Acesso em: 01 set. 2016.

MATTOS, A.; FIAMENGHI-JÚNIOR, G. A.; CARVALHO, S.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Inclusão social de crianças com deficiências múltiplas no cotidiano escolar. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 184-207, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/108 Acesso em: 02 mai. 2016.

MORAIS, J. K.; HENRIQUE, A. L.; SILVA, L. A produção do conhecimento sobre o ensino médio integrado: uma análise a partir das pesquisas de doutoramento. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 110-123, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/94 Acesso em: 02 jan. 2016.

NÓBREGA, D. As tirinhas nas aulas de leitura em língua inglesa: uma proposta didática - pedagógica para iniciantes. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 154-167, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/119 Acesso em: 01 set. 2016.

OLIVEIRA, I. Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do Norte e Nordeste. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 38-64, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/91 Acesso em: 02 jan. 2016.

PEREIRA, Fortaleza, v.; BATISTA, N. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 71-87, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/114 Acesso em: 01 set. 2016.

RODRIGUES, E.; GAI, D. Atendimento educacional especializado e atelier pedagógico (entre deficiência potencial e arte potencial). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 125-139, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/117 Acesso em: 01 set. 2016.

RODRIGUES, F.; PEREIRA, B. Representações de licenciandos acerca das teorias da aprendizagem e suas relações na prática de ensino em ciências/biologia: o conceito de gene em foco. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 112-124, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/116 Acesso em: 01 set. 2016.

RÖHRIG, M. O cânone literário e sua relação com a educação na contemporaneidade. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 121-134, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/104 Acesso em: 02 mai. 2016.

SALES, S. M.; JOLY, M. C.; FERNANDES, D. Ansiedade infantil em contextos escolares: tudo do inventário de ansiedade escolar usando rasch. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 166-183, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/107 Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, H.; GONÇALVES, D. Política de educação profissional e o ensino médio integrado: seus contextos e o caso do Ceará. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 149-165, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/106 Acesso em: 02 mai. 2016.

SANTOS, M. A.; FERREIRA, H.; SIMÕES, L. L. Saberes da docência aprendidos no PIBID: um estudo de caso com professores supervisores de educação física. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 104-120, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/103 Acesso em: 02 mai. 2016.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 88-109, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93 Acesso em: 02 jan. 2016.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96

SOUZA, S.; LIMA, G. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 72-88, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/101 Acesso em: 02 mai. 2016.

SUESCÚN, M. Políticas públicas educativas en el contexto social colombiano de la década de los 70 del siglo XX. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 65-87, 8 jun. 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/92 Acesso em: 02 jan. 2016.

VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 02 mai. 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do. Catálogo de publicações de 2016. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 3, 2021. DOI: 10.25053/redufor.v1i3set/dez.3091. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3091. Acesso em: 4 maio. 2024.