Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do norte e nordeste

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1400

Palavras-chave:

Políticas de publicação, Acesso aberto, Revistas acadêmicas, Regiões Norte e Nordeste

Resumo

Neste artigo, apresentam-se o resultado do mapeamento e a análise de periódicos em educação das regiões Norte e Nordeste realizado no ano de 2014. Para o desenvolvimento desta pesquisa, elaborou-se um formulário contendo os dados que se pretendiam levantar sobre os periódicos: instituição, data da criação, vínculo com programas de pós-graduação em Educação, entre outros. Os dados foram levantados nos sites dos periódicos ou dos programas de pós-graduação em Educação aos quais os periódicos estão vinculados. Para sistematizar os dados, recorreu-se ao uso quadros e gráficos por meio da tabela Excel. A importância deste estudo está no fato de permitir conhecer, por meio da política editorial, as produções de conhecimento na área da Educação que estão sendo publicadas nessas regiões, quem as está publicando e se há acesso aberto a essas produções.

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Referências

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Publicado

2016-01-04

Como Citar

OLIVEIRA, I. A. de. Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do norte e nordeste. Educ. Form., [S. l.], v. 1, n. 1, p. 38–64, 2016. DOI: 10.25053/edufor.v1i1.1400. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/91. Acesso em: 7 maio. 2024.