Políticas de publicação e acesso aberto: revistas acadêmicas do norte e nordeste
DOI:
https://doi.org/10.25053/edufor.v1i1.1400Palavras-chave:
Políticas de publicação, Acesso aberto, Revistas acadêmicas, Regiões Norte e NordesteResumo
Neste artigo, apresentam-se o resultado do mapeamento e a análise de periódicos em educação das regiões Norte e Nordeste realizado no ano de 2014. Para o desenvolvimento desta pesquisa, elaborou-se um formulário contendo os dados que se pretendiam levantar sobre os periódicos: instituição, data da criação, vínculo com programas de pós-graduação em Educação, entre outros. Os dados foram levantados nos sites dos periódicos ou dos programas de pós-graduação em Educação aos quais os periódicos estão vinculados. Para sistematizar os dados, recorreu-se ao uso quadros e gráficos por meio da tabela Excel. A importância deste estudo está no fato de permitir conhecer, por meio da política editorial, as produções de conhecimento na área da Educação que estão sendo publicadas nessas regiões, quem as está publicando e se há acesso aberto a essas produções.
Downloads
Referências
publicação científica: um manual para autores, revisores, editores e integrantes de corpos editoriais. Rio de Janeiro: Anpad, 2010.
BUENO, C. O. M.; RODRIGUES, E. L.; FIORAVANTI, M. C. S. As publicações periódicas científicas da UFG terão futuro sem financiamento interno? Goiânia: UFG, 2002.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
TANI, G. Educação física: por uma política de publicação visando à qualidade dos periódicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 9-22, 2007.
TRZESNIAK, P. A questão do livre acesso aos artigos publicados em periódicos científicos. Revista Em Aberto, Brasília, DF, v. 25, n. 87, p. 77-112, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ivanilde Apoluceno de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.