Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática
v. 11 n. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado:
2024-05-01
Artigos do VI SCHM
Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático
Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
1-18
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática
Luciana Bertholdi Machado
1-21
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece
Amanda Cardoso Benicio de Lima
1-15
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática
Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte
Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
1-17
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas
Maria Luíza dos Santos
1-14
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico
Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos
Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
1-15
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental
Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
1-17
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais
Carlos Ian Bezerra de Melo
1-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências
Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
1-20
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
1-12
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática
Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
1-15
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos
Verusca Batista Alves
1-24
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa
Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
1-20
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
Gisele Pereira Oliveira
1-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética
Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
1-20
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica
Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
1-16
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023
Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
1-19
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos
Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
1-11
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
1-16
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff
Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
1-20
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão
Benjamim Cardoso da Silva Neto, Leticia Baluz Maciel Costa
1-20
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio
Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
1-15
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática
Lívia Bezerra de Alencar
1-17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra
Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
1-18
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza
Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
1-14
pdf
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Artigos mais lidos
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2026
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1771
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1750
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1731
Dominó
1549
CARL FRIEDRICH GAUSS
1426
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1344
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1330
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1289
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1265
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1054
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
910
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
877
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
798
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
794
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
769
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
727
Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação
694
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
678
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
638