v. 11 n. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática

Publicado: 2024-05-01

Artigos do VI SCHM

  • Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
    Maria Luíza dos Santos
    1-14
  • Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
    Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
    1-18
  • Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
    Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
    1-15
  • Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
    Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
    1-17
  • História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
    Carlos Ian Bezerra de Melo
    1-18
  • A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
    Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
    1-20
  • O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
    João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
    1-12
  • O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
    Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
    1-17
  • A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
    Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
    1-15
  • Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
    Verusca Batista Alves
    1-24
  • História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
    Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
    1-20
  • O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
    Gisele Pereira Oliveira
    1-15
  • Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
    Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
    1-20
  • A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
    Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
    1-16
  • Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
    Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
    1-19
  • O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
    Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
    1-11
  • Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
    Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
    1-16
  • Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
    Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
    1-20
  • Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
    Benjamim Cardoso da Silva Neto, Leticia Baluz Maciel Costa
    1-20
  • Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
    Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
    1-15
  • A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
    Lívia Bezerra de Alencar
    1-17
  • Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
    Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
    1-18
  • A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
    Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
    1-14
  • Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
    Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
    1-18
  • Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
    Luciana Bertholdi Machado
    1-21
  • O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
    Amanda Cardoso Benicio de Lima
    1-15
  • Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
    Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
    1-15
  • A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte

    DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
    Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
    1-17