Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Equipe Editorial
Sobre a Revista
Submissões
Contato
Notícias
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática
v. 11 n. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática
Publicado:
2024-05-01
Artigos do VI SCHM
Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
Maria Luíza dos Santos
1-14
pdf
Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
1-18
PDF
Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
1-15
pdf
Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
1-17
pdf
História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
Carlos Ian Bezerra de Melo
1-18
PDF
A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
1-20
pdf
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
1-12
pdf
O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
1-17
PDF
A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
1-15
pdf
Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
Verusca Batista Alves
1-24
pdf
História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
1-20
pdf
O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
Gisele Pereira Oliveira
1-15
PDF
Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
1-20
pdf
A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
1-16
pdf
Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
1-19
PDF
O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
1-11
pdf
Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
1-16
pdf
Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
1-20
pdf
Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
Benjamim Cardoso da Silva Neto, Leticia Baluz Maciel Costa
1-20
pdf
Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
1-15
pdf
A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
Lívia Bezerra de Alencar
1-17
PDF
Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
1-18
pdf
A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
1-14
pdf
Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
1-18
pdf
Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
Luciana Bertholdi Machado
1-21
pdf
O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
Amanda Cardoso Benicio de Lima
1-15
pdf
Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
1-15
PDF
A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
1-17
pdf
tamanhoFont
A+
A
A-
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Palavras-chave
Matemática
Ensino
GeoGebra
Sequência Fedathi
Ensino Médio
Tecnologias Digitais
Anos Iniciais
Geometria
Educação Básica
Etnomatemática
Álgebra
Pós-Graduação
Aritmética
Educação
Al-Biruni
Jogos
Potenciação
TDIC
Artigos mais lidos
ESTUDO DA ÁLGEBRA
1853
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1712
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1509
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1460
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1382
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1341
Dominó
1327
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1269
CARL FRIEDRICH GAUSS
1267
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1138
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1039
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
778
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
734
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
721
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
706
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
698
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
635
Conceitos da Teoria dos Grafos no desenvolvimento do raciocínio lógico aplicados aos jogos com estudantes da EJA
581
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
572
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
551