A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434

Palavras-chave:

Ensino da Álgebra, História da Educação em Pernambuco, Proposta Curricular de 1974, Teoria da Objetivação

Resumo

A educação em Pernambuco passou por uma série de transformações entre os séculos XIX e XX. Dentre os diversos Currículos, propostas curriculares e programas de ensino elaborados na década de 1970, a “Proposta Curricular Ensino – 1º grau” (1974), se destacou por ser o primeiro documento curricular publicado a nível estadual (diferentemente dos documentos nacionais). Nesse estudo será dado enfoque ao Volume III - Ciências, com atenção à área de Matemática, especialmente na parte da álgebra. Como suporte teórico utilizaremos a Teoria da Objetivação (TO), no intuito de compreender os contextos de elaboração desse documento e considerando-o como um artefato cultural que responde a demandas sociais da sua época. Por meio desse mergulho histórico, o presente estudo traz à tona o conteúdo da proposta curricular bem como proporciona um primeiro entendimento das possíveis influências pessoais e políticas da época, isto é, as pessoas, os discursos e as práticas envolvidas no processo de elaboração desse documento curricular. 

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Biografia do Autor

Natália Lucile Medeiros de Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGEC) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Pós Graduada em Educação Matemática: Estratégias, Métodos e Tecnologias pela Universidade Anhanguera Uniderp. Graduada em Licenciatura plena em Matemática UFRPE. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP). Atuou também como professora do Nível 2 do Programa de Iniciação Científica da OBMEP edição especial. 

Juliana Martins, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui doutorado em Educação Matemática (2019), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, mestrado em Educação Matemática pela mesma instituição (2015) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro (2011). Pesquisa na área de História da Matemática, História da Educação Matemática no Brasil e Ensino de Matemática. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em História, Epistemologia e Didática da Álgebra (Al-Jabr).

Jadilson Ramos de Almeida, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Atualmente é professor na UFRPE, no Departamento de Educação, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Também é professor no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em didática da matemática, pensamento algébrico, álgebra escolar e teoria da objetificação do conhecimento.

Referências

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

LIRA, N. L. M. de; MARTINS, J.; ALMEIDA, J. R. de. A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12434. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12434. Acesso em: 22 dez. 2024.