A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434Palavras-chave:
Ensino da Álgebra, História da Educação em Pernambuco, Proposta Curricular de 1974, Teoria da ObjetivaçãoResumo
A educação em Pernambuco passou por uma série de transformações entre os séculos XIX e XX. Dentre os diversos Currículos, propostas curriculares e programas de ensino elaborados na década de 1970, a “Proposta Curricular Ensino – 1º grau” (1974), se destacou por ser o primeiro documento curricular publicado a nível estadual (diferentemente dos documentos nacionais). Nesse estudo será dado enfoque ao Volume III - Ciências, com atenção à área de Matemática, especialmente na parte da álgebra. Como suporte teórico utilizaremos a Teoria da Objetivação (TO), no intuito de compreender os contextos de elaboração desse documento e considerando-o como um artefato cultural que responde a demandas sociais da sua época. Por meio desse mergulho histórico, o presente estudo traz à tona o conteúdo da proposta curricular bem como proporciona um primeiro entendimento das possíveis influências pessoais e políticas da época, isto é, as pessoas, os discursos e as práticas envolvidas no processo de elaboração desse documento curricular.
Downloads
Métricas
Referências
Secretaria de Educação e Cultura. Departamento de Ensino. Divisão de ensino de 1º e 2º graus. Proposta curricular de ensino 1º grau – Volume III Ciências (incluindo Matemática), 3.v. Recife: SEC/PE, 1974.
BRITTO, Maria Leopoldina de Albuquerque. Propostas e programas de ensino da Secretaria de Educação de Pernambuco de 1923 a 1992. [Proposals and programmes of the State Secretariat of Education of Pernambuco–1923/1992]. Tópicos Educacionais, v. 11, n. 1-2, p. 20-33, 1993.
BRITTO, Maria Leopoldina de Albuquerque. A trajetória do currículo de Ensino Fundamental na rede estadual de Pernambuco nos séculos XIX-XX: aproximações do texto e do contexto / Maria Leopoldina de Albuquerque Britto; prefácio Itamar de Abreu Vasconcelos. – Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2005.
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
LIRA, Natália Lucile Medeiros de; ALMEIDA, Jadilson Ramos de; MARTINS, Juliana. Documentos Curriculares da Educação em Pernambuco nas décadas de 1960 e 1970: um olhar pelas lentes da Teoria da Objetivação. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, UFPB, João Pessoa, novembro de 2023.
MARTINS, Juliana. História da Matemática e Teoria da Objetivação: delineamento de problemáticas de pesquisa. In: XII Encontro Paraibano de Educação Matemática, UFPB, João Pessoa, novembro de 2023.
MORETTI, Vanessa Dias; PANOSSIAN, Maria Lúcia; MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Educação, educação matemática e teoria cultural da objetivação: uma conversa com Luis Radford. Entrevista publicada na Revista Educação e Pesquisa, v. 41, n. 1, jan.-mar. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022015410100201>. Acesso em: 01 mar. 2024.
MOREY, Bernadete; NASCIMENTO, Valdenize Lopes do. Historia de las matemáticas en la educación matemática: la importancia de explicitar las posiciones teóricas. Revista Paradigma, v. XLI, n. Extra 1, abr. 2020, pp. 180–196.
RADFORD, Luis. (2016). Father Padilla’s Arithmetica Practica (1732) in its cultural colonial Guatemalan context. In Radford, L., Furinghetti, F., & Hausberger, T. (Eds.), Proceedings of the 2016 ICME Satellite Meeting of the International Study Group on the Relations Between the History and Pedagogy of Mathematics (pp. 557-568). Montpellier, France: IREM de Montpellier.
RADFORD, L. Algebraic thinking from a cultural semiotic perspective. Research in
Mathematics Education, Canada, v. 12, n. 1, p. 1-19, 2010. Disponível em:<http://www.luisradford.ca/pub/22_RME2010Algebraicthinkingfromaculturalsemioticperspective.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.