Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368

Palavras-chave:

Ubiratan D'Ambrosio, Arquivo Pessoal, Educação Matemática, Formação de Professores, Expertise

Resumo

Esse texto tem por objetivo apresentar os vestígios deixados por Ubiratan D’Ambrosio, que evidenciam sua expertise no movimento da produção de saberes para a Educação Matemática e a formação de professores. Questionamos como os vestígios deixados por Ubiratan D’Ambrosio no contexto da Educação Matemática, especialmente por meio do Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio (APUA), evidenciam sua expertise e as contribuições significativas para o ensino, formação de professores e desenvolvimento da Matemática no Brasil e no âmbito internacional. Para isso, esse artigo adota como referência teórico-metodológica a concepção historiográfica vinda de Michel de Certeau (2013) e a conceituação própria de Expert apresentada por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017). A partir disso, é possível perceber como resultado a participação de Ubiratan D’Ambrosio nas primeiras iniciativas para conquista da base de saberes que referenciam a formação de professores e a Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2019), pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e mestrado em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. É integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Pesquisadora Associada do Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em Historia da Educação Matemática (GHEMAT - Brasil). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Tem experiência na área da Educação Matemática e História da Educação Matemática, com ênfase, na formação inicial de professores e o saber profissional docente.

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (PPGESIA - UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Especialista em Educação, Gêneros e Sexualidade pela Faculdade Iguaçu. Licenciado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã). Idealizador do Projeto Direitos Humanos e Educação (@direitoshumanos_educacao). Colaborador da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ilha do Governador - Rio de Janeiro. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: Educação Matemática, História da Educação Matemática, Direitos Humanos e Diversidade de Gênero e Sexualidade. 

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

OLIVEIRA, A. N. de; DOMINGUES, J. M. Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12368. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12368. Acesso em: 22 dez. 2024.