A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426

Palavras-chave:

Matemática, Arte, Proporção Áurea, Beleza, Conexão

Resumo

Na interação entre Matemática, Cultura e Arte, destacamos a relevância dessa relação ao longo da história. Ao considerar a Matemática como mais do que um campo abstrato, este trabalho busca evidenciar sua ligação mútua com a criatividade e expressão humana. Esta pesquisa busca, destacar conexões e influências mútuas entre Matemática e expressão artística em diferentes tipos de Arte e tendo como objetivo principal explorar a relação simbiótica entre a Matemática e a Cultura, especialmente como manifestada nas diversas formas de Arte ao longo da história e em diferentes culturas. A escolha de focar em formas específicas de Arte, como música, pintura, desenhos, arquitetura e escultura, é respaldada pela presença de conceitos matemáticos como simetria, perspectiva, harmonia e principalmente a proporção áurea e o número de ouro nessas obras. Artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo incorporaram a proporção áurea em suas obras, considerando-a um ideal de harmonia e beleza estética. Esta pesquisa é de caráter exploratório e foi elaborada a partir de pesquisa bibliográfica. Concluímos então esta pesquisa com a certeza da dimensão humana presente na matemática além da sua contribuição cultural para o desenvolvimento da matemática e sua conexão inegável em diferentes tipos de manifestações artísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natália Jonas Nobrega, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Cajazeiras

Possui ensino fundamental pela E.M.E.F Cândido de Assis Queiroga, ensino médio pela E.E.E.F.M Francisco de Sá Cavalcante (2016) e curso superior de Licenciatura em Matemática pelo IFPB - Campus Cajazeiras. Além de sua dedicação aos estudos matemáticos possui habilidade em desenho realista em grafite e em artes em geral. Sua jornada acadêmica e interesses pessoais mostram a diversidade de suas habilidades e interesses, enriquecendo seu perfil acadêmico e cultural. Tem experiência em docência nas escolas onde cursou o ensino fundamental e na E.E.E.F.M Professora Margarida Medeiros. Ainda possui artigo publicado na VI seminário Cearense de história da matemática. 

Francisco Aureliano Vidal, Instituto Federal da Paraíba - IFPB - Cajazeiras

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2003), Pós-Graduação latu sensu em Educação Matemática também pela URCA (2006) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba no Campus Cajazeiras e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, história da matemática, tecnologia, geometria e formação de professores.

Referências

ABDOUNUR, Oscar. João. Matemática e Música: pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 2006.

BARRIEL, Marina Jorge. Tradução comentada da obra Vida de Michelangelo Buonarroti, escrita por Ascanio Condivi. Orientador: Dr. Luiz César Marques Filho - 2008. 111. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação: História, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

CONTADOR, PAULO ROBERTO MARTINS. A matemática na arte e na vida. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

GRIZ, Cristiana; CARVALHO, Gisele de; PEIXOTO, Angélika. DESENHO DE PERSPECTIVA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA: em busca de uma interdisciplinaridade. Curitiba: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

MOL, Rogério Santos. Introdução à história da matemática. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. 34 p.

MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais: sombras, insolação, axonometria. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

NOBREGA, N. J.; VIDAL, F. A. A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–17, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12426. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12426. Acesso em: 24 jul. 2024.