A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426

Palavras-chave:

Matemática, Arte, Proporção Áurea, Beleza, Conexão

Resumo

Na interação entre Matemática, Cultura e Arte, destacamos a relevância dessa relação ao longo da história. Ao considerar a Matemática como mais do que um campo abstrato, este trabalho busca evidenciar sua ligação mútua com a criatividade e expressão humana. Esta pesquisa busca, destacar conexões e influências mútuas entre Matemática e expressão artística em diferentes tipos de Arte e tendo como objetivo principal explorar a relação simbiótica entre a Matemática e a Cultura, especialmente como manifestada nas diversas formas de Arte ao longo da história e em diferentes culturas. A escolha de focar em formas específicas de Arte, como música, pintura, desenhos, arquitetura e escultura, é respaldada pela presença de conceitos matemáticos como simetria, perspectiva, harmonia e principalmente a proporção áurea e o número de ouro nessas obras. Artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo incorporaram a proporção áurea em suas obras, considerando-a um ideal de harmonia e beleza estética. Esta pesquisa é de caráter exploratório e foi elaborada a partir de pesquisa bibliográfica. Concluímos então esta pesquisa com a certeza da dimensão humana presente na matemática além da sua contribuição cultural para o desenvolvimento da matemática e sua conexão inegável em diferentes tipos de manifestações artísticas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
420
May 01 '24May 04 '24May 07 '24May 10 '24May 13 '24May 16 '24May 19 '24May 22 '24May 25 '24May 28 '247.0
|

Biografia do Autor

Natália Jonas Nobrega, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Cajazeiras

Possui ensino fundamental pela E.M.E.F Cândido de Assis Queiroga, ensino médio pela E.E.E.F.M Francisco de Sá Cavalcante (2016) e curso superior de Licenciatura em Matemática pelo IFPB - Campus Cajazeiras. Além de sua dedicação aos estudos matemáticos possui habilidade em desenho realista em grafite e em artes em geral. Sua jornada acadêmica e interesses pessoais mostram a diversidade de suas habilidades e interesses, enriquecendo seu perfil acadêmico e cultural. Tem experiência em docência nas escolas onde cursou o ensino fundamental e na E.E.E.F.M Professora Margarida Medeiros. Ainda possui artigo publicado na VI seminário Cearense de história da matemática. 

Francisco Aureliano Vidal, Instituto Federal da Paraíba - IFPB - Cajazeiras

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (2003), Pós-Graduação latu sensu em Educação Matemática também pela URCA (2006) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba no Campus Cajazeiras e coordenador do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, história da matemática, tecnologia, geometria e formação de professores.

Referências

ABDOUNUR, Oscar. João. Matemática e Música: pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras, 2006.

BARRIEL, Marina Jorge. Tradução comentada da obra Vida de Michelangelo Buonarroti, escrita por Ascanio Condivi. Orientador: Dr. Luiz César Marques Filho - 2008. 111. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação: História, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

CONTADOR, PAULO ROBERTO MARTINS. A matemática na arte e na vida. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

GRIZ, Cristiana; CARVALHO, Gisele de; PEIXOTO, Angélika. DESENHO DE PERSPECTIVA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA: em busca de uma interdisciplinaridade. Curitiba: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2007.

MOL, Rogério Santos. Introdução à história da matemática. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. 34 p.

MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais: sombras, insolação, axonometria. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

NOBREGA, N. J.; VIDAL, F. A. A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–17, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12426. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12426. Acesso em: 28 abr. 2025.