A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384Palavras-chave:
Formação de Professores, Unidade Básica de Problematização (UBP), Multiplicação ChinesaResumo
A Educação Matemática tem buscado cada vez mais novos meios e técnicas que tragam um ensino mais dinâmico, crítico, reflexivo e que converse com as propostas educacionais. Assim, traz-se uma proposta através da Unidade Básica de Problematização (UBP), resgatando uma prática sociocultural matemática que foi realizada em uma determinada comunidade e que por algum motivo, torna-se objeto de problematização para a prática pedagógica. Tal proposta resgata o método de Multiplicação chinesa, trazendo a prática para o contexto atual através de um jogo que tem por título Pega Varetas. Vale ressaltar que a metodologia sugerida aponta para o desenvolvimento de discussões a respeito da história da Matemática e as potencialidades pedagógicas que ela fornece. Nesse sentido, destaca-se então, a utilização da cultura chinesa para abordar o processo multiplicativo mostrando o processo de cálculo utilizando varetas de bambu nas posições verticais e horizontais, representando o multiplicador e o multiplicando da operação. A proposta apresentada possibilita a valorização de elementos não muito utilizados na prática pedagógica, tais como cultura, historicidade, informalidade e mostra a importância destes em sala de aula, para que o processo de aprendizagem matemática se torne mais dinâmico e integral. Dessa forma, faz-se conhecer uma possibilidade que pode ser aplicada no ensino básico, trazendo uma melhoria na aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020.
ARAUJO, José Acácio de. Sistema De Numeração Decimal e Operações Fundamentais: Do Rigor Matemático a uma Abordagem Para Professores Polivalentes. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2020.
BERTINI, Luciane de Fátima; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. A Aritmética na escola HOJE! In: VATENTE, W. R. et al. (Org.). A aritmética nos primeiros anos escolares: histórias e perspectivas atuais. São Paulo: Livraria da Física, 2016. Coleção História da matemática para Professor.
BOYER, Carl Benjamim, História da matemática. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. 1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Matemática: Ensino de primeira à quarta série. I. Título.
BRASIL, Glaucio Braz. O uso dos métodos egípcio, babilônico, chinês e russo no ensino da multiplicação de números naturais na escola privada. Orientador: Simone de Almeida Delphim Leal. 2015. 49 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Amapá, Macapá, AP, 2015.
CHACÓN, Inês Maria Gomes. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Tradução de Daisy Vaz de Morais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CHAQUIAM, Miguel. Ensaios Temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM/SBEM-PA, 2017.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática - Campinas, SP: Papirus, 1996.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
FERREIRA, Guttenberg Sergistótanes Santos; VIANA, Cicera Tatiana Pereira; DULLIUS, Maria Madalena. Matemática no Ensino Fundamental e Método Chinês de Multiplicação: recompondo aprendizagens em uma escola do Cariri cearense no período pós-pandemia. Educação Matemática em Revista, v. 28, n. 80, p. 1-14, 22 set. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIMA FILHO, Renato Rodrigues Cunha. Um Estudo de Práticas Matemáticas Históricas e Sugestões de uso na Matemática Escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013.
MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizing histories in mathematics teacher education: memories, social practices, and discursive games. In: ZDM Mathematics Education, n. 42, p. 381-392, 2010.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 14, p. 109-122, 2018.
RODRIGUES, Aroldo Eduardo Atias; DINIZ, Hugo Alex Sistemas de Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. Ciência e Natura, 37, 578–591, 2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; LIMA, Ticiana de Souza. Processo de multiplicação em algumas culturas. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, Espírito Santo, v. 5, n. 01, p. 1-147, nov. 2021.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; MARTINS, Eugeniano Brito; SILVA, Isabelle Coelho da. A evolução história da multiplicação do século X ao XVI: Construindo interfaces para o ensino. Belém: SBEM-PA, 2017.
PEREIRA, Daniele Esteves. Correspondências Científicas como uma relação didática entre História e Ensino de Matemática: O exemplo das Cartas de Euler a uma Princesa da Alemanha. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 38-56, 2023b.
SILVA, Lucas Coelho da. História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa (Mg), 2023.
SILVA, Patrícia Alves da; GONÇALVES, Brenda Maria Vieira; CARDOSO, Mikaelle Barbosa. método alternativo de multiplicação chinês. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 7, n. 21, p. 82-95, 10 dez. 2020.
SMITH, D. E.; MIKAMI, Y. A History of Japanese Mathematics. New York: Dover Edition, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.