Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442

Palavras-chave:

Arquimedes, História da Matemática, Livro Didático, Problema histórico

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise da resolução do problema histórico conhecido como a coroa de ouro de Arquimedes, o qual é proposto em alguns livros didáticos de matemática. Seu propósito é examinar o processo de resolução desse problema por parte de estudantes do ensino médio, a fim de identificar possíveis dificuldades e fortalezas em relação ao nível de complexidade e à formulação das perguntas. A atividade é adaptada e aplicada especificamente a estudantes do ensino médio em uma escola localizada na cidade de Puebla, México. Os resultados obtidos por meio deste estudo revelam que a apresentação de atividades relacionadas à história da matemática nos livros didáticos é precária. Além disso, observa-se uma falta de coerência entre a informação histórica fornecida e as perguntas apresentadas na atividade. Como resultado, destaca-se a necessidade imperativa de que os problemas históricos não apenas estejam alinhados com o tema abordado no livro didático, mas também com o nível educacional dos estudantes, levando em consideração a formalidade necessária para sua compreensão e resolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diana Carolina Pineda Pérez, Universidad Estatal Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Actualmente Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Rio Claro, Brasil. Mestre em Educação Matemática (2022) pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP) de Puebla, México. Graduada em Licenciatura en Matemática y Física (2018) pela Universidad del Valle (UV) de Cali, Colombia. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em História da Matemática - GPHM da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possuem experiência na área de Matemática e Física desde o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Possui interesse nas siguientes áreas: Educação Matemática, História da Matemática e Livros Didáticos.

Gabriel Kantún Montiel, Benem´erita Universidad Aut´onoma de Puebla - BUAP

Profesor investigador en la Facultad de Ciencias F´ısico Matem´aticas de la Benem´erita Universidad
Aut´onoma de Puebla (BUAP), México.

Referências

BAKI, A.; BÜTÜNER, S. The Ways of Using The History of Mathematics in 6th, 7th and 8th Grade Mathematics Textbooks. Ilkogretim Online, v. 12, n. 3, p. 849-872, 2013.

BOSCH, C; MEDA, A.; GÓMEZ, C. Matemáticas 1. Infinita Secundaria. Ediciones Castillo. Puebla: CONALITEG, 2018. E-book.

CEYLAN, S. Investigation of the elements of the history of mathematics in secondary school mathematics coursebooks. TURCOMAT - Turkish Journal of Computer and Mathematics Education, v. 12, n. 1, p. 320-348, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.16949/turkbilmat.701479. Acesso em: 17 fev. 2024.

CHANG, H. Analysis on using the history of mathematics in chinese mathematics textbooks. Journal for History of Mathematics, v. 28, n. 1, p. 15-29, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.14477/jhm.2015.28.1.015. Acesso em: 17 fev. 2024.

ERDOĞAN, A.; EŞMEN, E.; FINDIK, S. Ortaokul matematik ders kitaplarında matematik tarihinin yeri: ekolojik bir analiz. Marmara Üniversitesi Atatürk Eğitim Fakültesi Eğitim Bilimleri Dergisi, v. 42, n. 42, p. 239-259, Jun. 2015. DOI: 10.15285/ebd.67242

LÓPEZ, R. La bañera de Arquímedes y otras historias del descubrimiento científico: el arte del pensamiento creativo. Perkins, David. Barcelona, Paidós, 2003:302. Anales de la Universidad de Chile, [S. l.], n. 17, p. Pág. 296–299, 2005. Disponível em: https://anales.uchile.cl/index.php/ANUC/article/view/898. Acesso em: 20 fev. 2024.

MADRID, M. et al. (2018). La historia de las matemáticas en libros de texto de matemáticas de los primeros cursos de la ESO. Funes, v. 3, p. 310-319, 1997. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/13865/1/Madrid2018La.pdf. Accesso em: 21 fev. 2024.

MERSIN, N; DURMUŞ, S. Matematik Tarihinin Ortaokul Matematik Ders Kitaplarindaki Yeri. Abant İzzet Baysal Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi, v. 18, n. 2, p. 997-1019, 2018. DOI: https://doi.org/10.17240/aibuefd.2018..-400746

PAPADOPOULOS, C.; XENOFONTOS, C. Opportunities of learning through the history of mathematics: the example of national textbooks in Cyprus and Greece. International Journal for Mathematics Teaching and Learning, v. 16, p. 1-18, 2015. Disponível em: http://www.cimt.org.uk/journal/xenofontos.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.

PINEDA, D. C. El uso de la historia en los libros de texto de matemáticas de secundaria de México. 2022. Dissertação (Programa de Maestría en Educación Matemática) - Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, Puebla, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12371/17614. Acesso em: 19 fev. 2024.

PINEDA, D. C.; MONTIEL, G. K.; SLISKO, J. El problema de la corona de oro de Arquímedes: Un estudio de caso de las soluciones estudiantiles en México y Colombia. Revista Sigma, v. 17, n. 2, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8568482. Acesso em: 20 fev. 2024.

SALVAT, A.; SÁNCHEZ, J. Aplicación didáctica de la balanza "pesaoro" de Arquímedes. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 13, n. 1, p. 107-112, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4288. Acesso em: 18 fev. 2024.

SLISKO, J. La historia de la física en la enseñanza. Desde los objetivos curriculares hasta la práctica docente. El Cronopio, Madrid, p. 16-21, 2008.

SLISKO, J. Sacándole más jugo al problema de la corona. Primera parte: el tratamiento conceptual. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Puebla, v. 2, n. 3, p. 364-373, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.25267/rev_eureka_ensen_divulg_cienc.2005.v2.i3.05. Acesso em: 18 jan. 2024.

SMESTAD, B. History of mathematics in Norwegian textbooks. Ninth International Congress on Mathematics Education, Tokyo, p. 1-4, 2000.

YILDIZ, C.; HACISALIHOĞLU, M.; GÖL, R. The usage of the biographies of mathematicians in elementary and secondary mathematics textbooks. European Conference on Social and Behavioral Sciences, p. 1-14, 2015. DOI: 10.3726/978-3-653-05968-7

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

PÉREZ, D. C. P.; MONTIEL, G. K. Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–18, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12442. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12442. Acesso em: 23 dez. 2024.