Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437

Palavras-chave:

Al-Biruni, problema do xadrez, a cronologia das nações antigas

Resumo

O desenvolvimento das ciências e da matemática aconteceu em diversas regiões do mundo. Dessa forma, muitos estudiosos deixaram contribuições para esses campos do conhecimento. Entretanto, não é tão fácil encontrar bibliografias, em língua portuguesa, que os retratem. A exemplo desse contexto, citamos os estudiosos islâmicos da era medieval e em particular Abu Arrayhan Muhammad ibn Ahmad al-Biruni (973 – 1048), que deixou estudos em diversas áreas do conhecimento, incluindo a que conhecemos hoje por matemática. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar apontamentos iniciais de um estudo histórico-matemático do fragmento do documento A Cronologia das Nações Antigas, de al-Biruni, que trata do Problema do Xadrez contido no capítulo VI da obra. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa possui metodologia qualitativa de procedimentos bibliográfico e documental. Desse modo, na fase bibliográfica fizemos um levantamento de fontes sobre al-Biruni, seu contexto e suas obras, bem como, sobre a história da matemática islâmica medieval e outros. Após essa etapa, iniciamos o estudo histórico-matemático do documento escolhido (fase documental). A partir do estudo do fragmento selecionado, percebemos que ele descreve uma solução proposta por al-Biruni para um problema do xadrez, relacionado a uma lenda antiga conhecida na Índia. Na solução apresentada, notamos que vários conhecimentos de natureza matemática são mobilizados, a exemplo de progressão geométrica, potências e quadrados perfeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Luíza dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante a graduação participou de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - UFRN), além de ter atuado na Iniciação Científica (PIBIC - UFRN). É membra ativa do grupo de pesquisa da plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA - IMD/UFRN). Atualmente é professora da rede privada de ensino de Natal/RN e faz mestrado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN).

Referências

BERGGREN, J. L. Episodes in the Mathematics of Medieval Islam. Canadá: Springer, 2003.

BROUTIAN, Grigor. Persian and Arabic Calendars as Presented by Anania Shirkatsi. Armênia, 2010.

KRIPKA, Rosana Maria; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa Documental: Considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. CIAIQ2015, Aracaju, vol. 2, p. 243 – 247, 2015.

MURRAY, William Hartston. A History of Chess. 1° edição. New York: Skyhorse Publishing, 2012.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007.

SACHAU, C. E. The Chronology of ancient nations. London: WH allen and co, 1879.

SCHEPPLER, Bill. Al-Biruni Master Astronomer and Muslim Scholar of the Elevery Century. New York: The Rosen Publishing Group, 2006.

SOUSA, Giselle Costa. Aliança entre história da matemática e tecnologias digitais na educação matemática. 1° edição. São Paulo: Livraria da Física, 2023.

SOUSA, G. C. Abu arrayhan Muhammad Ibn Ahmad al-Biruni (973 – 1048). In: PEREIRA, A.C. (org), MOREY, Bernadete (org). Estudiosos em ciências e matemática no mundo islâmico medieval. Fortaleza – CE: ed UECE, 2021.

SOUZA, Francisco. SOUSA, Giselle. Al-biruni e sua matemática. Boletim cearense de educação e história da matemática, Fortaleza, volume 05, número 14, p. 253-263, 2018.

STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. São Paulo: Penso, 2011.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

SANTOS, M. L. dos. Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–14, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12437. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12437. Acesso em: 24 jul. 2024.