Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271

Palavras-chave:

História da Matemática, Projeto pedagógico de curso, Licenciatura em Matemática

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo apresentar um panorama sobre como a História da Matemática está presente em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em matemática das instituições de ensino superior. Para tanto, baseia-se em uma pesquisa documental em torno de uma análise descritiva acerca da presença da História da Matemática nos referidos projetos. Esta pesquisa se iniciou com uma identificação das instituições de ensino superior públicas do estado no e-MEC, de onde reportamos quatro instituições: UFMA, IFMA, UEMA e UEMASUL. Com a identificação destas, buscou-se nos sites de cada órgão os projetos pedagógicos dos cursos, de onde se empreenderam leituras e estudos para tecer uma apresentação e discussão acerca da presença da História da Matemática em cada instituição e caracterizá-la. Os resultados são expostos em quadros e discutidos, de onde infere-se que a UFMA e a UEMASUL apresentam apenas um campus que oferece o curso de Licenciatura em Matemática com carga horària de 60 horas, a UEMA possui cinco campi com essa disciplina com a mesma carga horária, e o IFMA possui sete campi com essa disciplina, variando de 45 a 60 horas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Licenciado em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus São Raimundo das Mangabeiras. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM (IFMA - Monte Castelo), é Líder do Grupo de Pesquisa em Aplicações Matemáticas e Educação Matemática - GAMEM (IFMA -São Raimundo das Mangabeiras. Pesquisa e estuda sobre possibilidades de inserção de abordagens didáticas da História da Matemática em sala de aula, Resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática e sobre o desenvolvimento de recursos e estratégias didáticas para o ensino de Matemática na Educação Básica.

Leticia Baluz Maciel Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, pós-Graduada em Ensino de Matemática e Graduada em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA, Campus São Luís Monte Castelo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do IFMA GEPEMA. Tem experiência em Educação, Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem em Matemática, Metodologia do Ensino de Matemática.

Referências

ARAMAN, E. M. O.; BATISTA, I. L. Contribuições da história da matemática para a construção dos saberes do professor de matemática. Bolema, Rio Claro, v.27, n.45, p.1-30, abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?

script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20/08/2023

BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior.

Cadastro e-MEC. Ministério da Educação. 2017.

BARONI, R. L. S; NOBRE, S. R. A pesquisa em história da matemática e suas relações com a educação matemática. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 129-136.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto (Portugal): Porto Editora, 1994.

BONAFINI, F. C. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

BRITO, A. J. A História da Matemática e da Educação Matemática na formação de professores. Educação Matemática em Revista, São Paulo. v. 13, n. 22, p. 11-15, 2017. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/26848/. Acesso em: 23 ago. 2023.

D´AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: FERREIRA, E. S. (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.

D’AMBROSIO, B. S. Reflexões sobre a História da Matemática na Formação de Professores. Revista Brasileira de História da Matemática, Especial, n. 1, p. 399-406, 2007.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas AS, 2008.

MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MENDES, I. A. História da matemática: um enfoque transdisciplinar. In: XI CIAEM. FURB, 2003. Anais [...]. Blumenau: FURB. 2003, CD-CARD, 2003.

MENDES, I. A. A investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MIGUEL, A. Três estudos sobre história e educação matemática. 346 f. Tese (Doutorado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas 1993.

MIGUEL, A. História, filosofia e sociologia da educação matemática na formação do professor: um programa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 137-152, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/HDzJ4tm5D9d3pkQF5Gv9XDs/?stop=next&lang=pt&format=html. Acesso em: Acesso em: 21 out. 2023.

MIGUEL, A; BRITO, A. J. A história da matemática na formação do professor de matemática. In: FERREIRA, E. S. (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.

NOBRE, S. Alguns “porquês” na história da matemática e suas contribuições para a Educação Matemática. In: FERREIRA, E. S. (Org.). Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.

SILVA, C. P. A matemática no Brasil: história de seu desenvolvimento. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2003.

SOUTO, R. M. A. História e Ensino da Matemática: um estudo sobre as concepções do professor do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. 1997.

STAMATO, J. M. A. A Disciplina História da Matemática e a Formação do Professor de Matemática: Dados e Circunstâncias de sua Implantação na Universidade Estadual Paulista, campi de Rio Claro, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista Rio Claro. São Paulo 2003.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed.

Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

VALENTE, W. R. A elaboração de uma nova vulgata para a modernização do ensino de Matemática: aprendendo com a história da Educação Matemática no Brasil. Bolema - 19 Boletim de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 17, p. 40-51, 2002. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10603. Acesso em: 21 out. 2023.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre História da educação Matemática. REMATEC, Natal, v. 8, n.12, p. 22-50, jan-jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160384/VALENTE,%20

W%20- %20Oito%20temas%20em%20Hist%C3%B3ria%20da%20Educa%C3%A7%C

%A3o%20Matem%C3%A1tica.pdf?sequence=3. Aceso em: 20 out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

SILVA NETO, B. C. da; COSTA, L. B. M. Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12271. Acesso em: 22 dez. 2024.