Zum Inhalt springen
Zur Hauptnavigation springen
Zur Fußzeile springen
Open Menu
Início
Aktuelle Ausgabe
Archiv
Redaktion
Über die Zeitschrift
Einreichungen
Kontakt
Mitteilungen
Suchen
Registrieren
Einloggen
Home
/
Archiv
/
Bd. 11 Nr. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática
Bd. 11 Nr. 32 (2024): Número Especial - VI Seminário Cearense de História da Matemática
Veröffentlicht:
2024-05-01
Artigos do VI SCHM
Exploração do Problema da Coroa de Ouro de Arquimedes por Estudantes do Ensino Fundamental 2: Atividade de um Livro Didático
Diana Carolina Pineda Pérez, Gabriel Kantún Montiel
1-18
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12442
Tendências e abordagens na História da Matemática: um panorama dos Seminários Nacionais de História da Matemática
Luciana Bertholdi Machado
1-21
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12348
O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece
Amanda Cardoso Benicio de Lima
1-15
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378
Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática
Joelma Nogueira dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407
A influência da cultura e da arte na história da matemática: Um estudo sobre a evolução e interconexão entre Matemática e Arte
Natália Jonas Nobrega, Francisco Aureliano Vidal
1-17
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12426
Apontamentos sobre a solução do problema do xadrez proposta por al-Biruni na obra A Cronologia das Nações Antigas
Maria Luíza dos Santos
1-14
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12437
Uma proposta de atividade sobre relações trigonométricas para o 2º ano do ensino médio a partir do astrolábio náutico
Patrick de Oliveira Sousa, Francisco Wagner Soares Oliveira
1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12301
Noções iniciais do esquadro de carpinteiro de Leonard Digges (1605) para o estudo de conceitos matemáticos
Sabrina de Sousa Paulino, Ana Carolina Costa Pereira
1-15
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12371
Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental
Thereza Cristinna Vieira Trindade, Benjamim Cardoso da Silva Neto
1-17
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400
História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais
Carlos Ian Bezerra de Melo
1-18
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422
A Proposta Curricular Ensino – 1º grau de Pernambuco (1974): considerações iniciais acerca do volume III - Ciências
Natália Lucile Medeiros de Lira, Juliana Martins, Jadilson Ramos de Almeida
1-20
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12434
O Método da Exaustão e o uso de Tecnologias Digitais
João Nazareno Pantoja Corrêa, João Cláudio Brandemberg
1-12
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12445
O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática
Antonia Naiara de Sousa Batista, Verusca Batista Alves
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355
A multiplicação chinesa por meio da Unidade Básica de Problematização como proposta didática
Marina Oliveira Tavares, Ednaldo Nunes da Silva
1-15
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12384
Pesquisas que articulam conhecimentos trigonométricos e algébricos por meio de instrumentos matemáticos
Verusca Batista Alves
1-24
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12412
História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa
Giselle Costa de Sousa, Vitória Lima Quaresma, Michelle Neves de Almeida
1-20
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429
O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
Gisele Pereira Oliveira
1-15
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441
Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética
Marcos Paulo Santos Monteiro, Iran Abreu Mendes
1-20
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310
A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica
Jeniffer Pires de Almeida, Pedro Henrique Sales Ribeiro, Ezequiel de Paula da Silva Filho
1-16
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373
Etnomatemática e História da Matemática: um mapeamento de trabalhos do SNHM de 1995 a 2023
Ananda Itsu Moraes Conceição, Carolina Pereira Aranha
1-19
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12402
O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos
Francisco Aureliano Vidal, Francisco Vandernilso de Oliveira, Marcos Antonio Nogueira
1-11
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425
Conhecimentos de natureza matemática mobilizados pelo uso do Octante Reflexivo de John Hadley (1682-1744)
Anna Beatriz de Andrade Gomes, Giselle Costa de Sousa
1-16
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12436
Levantamento de dissertações e teses sobre Helena Antipoff
Sérgio Geraldo dos Santos, Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Roseli Alves de Moura
1-20
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12452
Um panorama da História da Matemática em projetos de cursos de licenciatura em matemática de instituições de ensino superior públicas do estado do Maranhão
Benjamim Cardoso da Silva Neto, Letícia Baluz Maciel Costa
1-20
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12271
Rastros de expertise em educação matemática: o caso Ubiratan D’Ambrosio
Adriana Nogueira de Oliveira, Jonathan Machado Domingues
1-15
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12368
A utilização da escala de cordas do Sector de Thomas Hood na visão de licenciandos em matemática
Lívia Bezerra de Alencar
1-17
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12393
Explorando a proposição XXXIV do livro I dos elementos de Oliver Byrne no GeoGebra
Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
1-18
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12421
A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza
Kamilla de Oliveira Pinheiro, Francisca Giselle Alves da Silva, Marillia Mcdonald Gomes Farias
1-14
pdf (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433
tamanhoFont
A+
A
A-
Informationen
Für Leser/innen
Für Autor/innen
Für Bibliothekar/innen
Sprache
Deutsch
English
Español (España)
Italiano
Português (Brasil)
Schlagworte
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
ESTUDO DA ÁLGEBRA
2079
A MATEMÁTICA DE RENÉ DESCARTES
1809
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO BRASIL:Principais marcos da evolução da pesquisa cientifica matemática no Brasil.
1796
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO
1796
Dominó
1630
CARL FRIEDRICH GAUSS
1496
MÉTODO ALTERNATIVO DE MULTIPLICAÇÃO CHINÊS
1367
Função Quadrática e área máxima de retângulo em livros didáticos do Ensino Médio
1313
Estágio Supervisionado em ensino de Matemática: um relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos
1301
A matemática utilizada no cotidiano do trabalhador rural: o cultivo de cheiro verde na agricultura familiar
1179
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
1077
A Teoria do Flow como promotora motivacional para estudantes com ansiedade matemática
1002
Storytelling como uma metodologia ativa no ensino de Matemática
916
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
887
DOS LOGARITMOS DE NAPIER À MAIS BELA DE TODAS AS FÓRMULAS
840
HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DOS NÚMEROS NA FORMA DECIMAL
785
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL
750
Registros de relatórios finais de estágio supervisionado
747
Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática
736
Resolução de Problemas: Concepções de Polya e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação
680