A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373

Palavras-chave:

Operação de Multiplicação, Tabuleiro de Xadrez, História da Matemática no Ensino, Instrumento Matemático

Resumo

As dificuldades em torno da operação de multiplicação têm motivado a realização de pesquisas que desenvolvem recursos para auxiliar o seu ensino. Dentre esses estudos, destacam-se aqueles que se utilizam da história da matemática enquanto um campo do conhecimento que possui métodos, técnicas e instrumentos que podem ser tratados didaticamente para utilização na educação básica. Dessa forma, este relato de experiência apresenta uma vivência na qual valeu-se de um aparato matemático histórico, denominado Tabuleiro de Xadrez, desenvolvido por John Napier. Com esse dispositivo, é possível realizar as quatro operações aritméticas básicas e a extração de raízes. Nesse sentido, tem-se o objetivo de descrever uma aplicação do Tabuleiro de Xadrez de John Napier com alunos de ensino médio. Para tanto, são apresentadas questões teóricas em torno do instrumento e a proposta de aula utilizada. Nessa experiência, foi possível observar que os discentes identificaram as propriedades comutativa e distributiva, bem como compreenderam uma ideia associada à multiplicação distinta da soma de parcelas iguais. Portanto, a abordagem histórica em sala de aula por meio de um instrumento matemático contribuiu positivamente para a construção do conhecimento matemático dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Licenciada em Matemática (2022) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Desenvolve pesquisa na área de História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática, em particular na confecção de atividades para o ensino de Aritmética, via instrumentos matemáticos históricos, voltado para formação de professores de matemática.

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ezequiel de Paula da Silva Filho, Secretária de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e em Gestão escolar. Professor de Matemática da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. É Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática da Universidade Estadual do Ceará (GPEHM/UECE).

Referências

ALMEIDA, Jeniffer Pires de. A operação de multiplicação no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para o estudo de conceitos matemáticos na formação do professor. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2022) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A Aritmética de Localização de John Napier para a multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 43–56, 2020.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária. Ensino & Multidisciplinaridade, São Luís, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 2023.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma proposta de atividade envolvendo o tabuleiro de xadrez de John Napier para o ensino de multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1–10, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, Mercedes. Docentes dos anos iniciais conhecimentos sobre o campo multiplicativo. In: IV Colóquio internacional educação e contemporaneidade, 4., 2010, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2010. p. 1-11.

CAVALARI, Mariana Feiteiro; MORAES, Silvia Raquel Aparecida de; CALÁBRIA, Angélica Raiz; BONFIM, Sabrina Helena. História da Matemática na Formação de Professores: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 8, p. 1–24, 2022.

MARTINS, Eugeniano Brito. Conhecimentos matemáticos mobilizados na manipulação das barras de calcular de John Napier descritas no tratado Rabdologiae de 1617. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado) -Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal do Ceará, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019.

MARTINS, Eugeniano Brito; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As Barras de Calcular de Napier: Percepções de uma primeira manipulação. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 18, p. 53–64, 2019.

NAPIER, John. Rabdologiae, Seu Numerationis Per VirgulasLibri Duo: cum appendice de expeditíssimo multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. Edimburgo: Andrew Hart, 1617.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales. Um estudo da operação de multiplicação por meio da manipulação do Promptuario de John Napier por licenciandos em matemática da UECE. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2023) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; CAVALCANTE, Davi Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O procedimento de construção das varetas do Promptuario de John Napier (1550-1617). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 21, p. 112-121, 2020.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O ensino de multiplicação a partir do manuseio do Promptuario de John Napier: uma experiência na formação inicial de professores de matemática. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 4, n. 5, p. 38-56, 2023b.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. O processo de graduação e uma utilização do Promptuario para multiplicação. Revista História da Matemática para Professores, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2021.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista Impa, v. 4, n. 1, p. e023000, 2023a.

RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. Conhecimentos mobilizados a partir da construção do Promptuario de John Napier em um minicurso de extensão universitária. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 1094-1107, 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Feevale, 2013.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Bauru: Ciência e Educação, 2013.

SAITO, Fumizaku. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

ALMEIDA, J. P. de; RIBEIRO, P. H. S.; SILVA FILHO, E. de P. da. A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–16, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12373. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12373. Acesso em: 12 jul. 2024.