A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12373

Palavras-chave:

Operação de Multiplicação, Tabuleiro de Xadrez, História da Matemática no Ensino, Instrumento Matemático

Resumo

As dificuldades em torno da operação de multiplicação têm motivado a realização de pesquisas que desenvolvem recursos para auxiliar o seu ensino. Dentre esses estudos, destacam-se aqueles que se utilizam da história da matemática enquanto um campo do conhecimento que possui métodos, técnicas e instrumentos que podem ser tratados didaticamente para utilização na educação básica. Dessa forma, este relato de experiência apresenta uma vivência na qual valeu-se de um aparato matemático histórico, denominado Tabuleiro de Xadrez, desenvolvido por John Napier. Com esse dispositivo, é possível realizar as quatro operações aritméticas básicas e a extração de raízes. Nesse sentido, tem-se o objetivo de descrever uma aplicação do Tabuleiro de Xadrez de John Napier com alunos de ensino médio. Para tanto, são apresentadas questões teóricas em torno do instrumento e a proposta de aula utilizada. Nessa experiência, foi possível observar que os discentes identificaram as propriedades comutativa e distributiva, bem como compreenderam uma ideia associada à multiplicação distinta da soma de parcelas iguais. Portanto, a abordagem histórica em sala de aula por meio de um instrumento matemático contribuiu positivamente para a construção do conhecimento matemático dos alunos.

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Biografia do Autor

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Licenciada em Matemática (2022) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Desenvolve pesquisa na área de História da Matemática e sua relação com a Educação Matemática, em particular na confecção de atividades para o ensino de Aritmética, via instrumentos matemáticos históricos, voltado para formação de professores de matemática.

Pedro Henrique Sales Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve pesquisa na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes históricas, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ezequiel de Paula da Silva Filho, Secretária de Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física e em Gestão escolar. Professor de Matemática da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. É Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática da Universidade Estadual do Ceará (GPEHM/UECE).

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

ALMEIDA, J. P. de; RIBEIRO, P. H. S.; SILVA FILHO, E. de P. da. A multiplicação por meio do tabuleiro de xadrez de John Napier: uma experiência na educação básica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–16, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12373. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12373. Acesso em: 8 out. 2024.