A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12433

Palavras-chave:

história da educação, matemática, prática docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve histórico sobre a educação brasileira e mostrar a opinião de alguns professores de matemática sobre a importância da história da educação brasileira para o fazer docente. O estudo é de natureza qualitativa, se caracterizando como um estudo de caso, baseado na análise de entrevistas com quatro professores de matemática, entre efetivos e temporários, que responderam a respeito da importância da história da educação brasileira. A respeito das entrevistas, as respostas evidenciam a complexidade existente entre a história da educação e a prática docente. De modo geral, conclui-se que o estudo sobre a educação brasileira é fundamental para os docentes, principalmente os de matemática. Apesar dos avanços na educação, ainda há muito a ser melhorado, como por exemplo, o desenvolvimento de uma prática mais consciente e contextualizada. O trabalho aponta que são de extrema relevância investimentos nesta área, tanto para pesquisas, quanto para a melhor atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kamilla de Oliveira Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); foi bolsista de iniciação científica, inicialmente PROVIC/UECE e PIBIC/CNPq, ambas vinculadas ao grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) com foco na reforma do Estado e seus desdobramentos no planejamento interinstitucional e na gestão da educação básica cearense (1995-2006),depois foi bolsista FUNCAP/UECE da pesquisa sobre Análise da Satisfação de Discentes em Cursos na Modalidade a Distância e por fim conquistou a bolsa também da FUNCAP/UECE no projeto Tecnologia digitais em educação: Uso da analítica da aprendizagem na formação de professores em cursos a distância. Exerceu a função de educadora de informática pelo projeto do governo e-jovem. Concluiu o curso técnico em informática pela faculdade Ateneu. Ministrou aula no curso técnico em enfermagem na disciplina de informática. Trabalha em uma escola de programação e robótica na função de Auxiliar pedagógico/Auxiliar administrativo, atualmente é responsável pela criação de 5 livros didáticos e está cursando especialização em novas tecnologias educacionais pela FAVENI.

Francisca Giselle Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Atualmente é licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Seus principais interesses de pesquisa são a respeito da História da Matemática e suas afinidades. Também é Técnica em Contabilidade, SENAC/RS (2024.2); Técnica em Administração de Empresas, IFSUL Passos (2024.1) e Bacharel em Ciências Contábeis, UNIP (2021.1).

Marillia Mcdonald Gomes Farias, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE

Atualmente é licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE. Seus principais interesses de pesquisa são a respeito da História da Matemática. Também possui as seguintes formações: Tecnólogo em Processos Gerenciais, UVA , 2010.2, Tecnólogo de Recursos Humanos, Faculdade Unica, 2024.1 e Pós-Graduada em Informática e Comunicação na Educação - Ucam Prominas, 2015.2.

Referências

BÚRIGO, Elisabete Zardo. A Matemática Escolar nos Tempos da Ditadura Militar: modernização imposta ou consentida?. Anais do ENAPHEM-Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, n. 2, p. 23-31, 2014.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed., 1. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FERREIRA Jr., Amarilio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século XX. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2010.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

YIN, Robert K. Case study research and Applications Design and methods. 2018.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

PINHEIRO, K. de O.; SILVA, F. G. A. da; FARIAS, M. M. G. A importância da história da educação brasileira para professores de matemática entrevistados em um CEJA na cidade de Fortaleza. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–14, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12433. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12433. Acesso em: 13 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.