O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12355

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Atividade Prática, Documentos Históricos

Resumo

O estudo da História da Educação Matemática é algo recente, que vem crescendo no âmbito das pesquisas nos últimos anos, buscando proporcionar às esferas da pesquisa, da disciplina e da formação de professores um melhor conhecimento sobre as diferentes representações, significados e organização dos conteúdos matemáticos ao longo do tempo. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que melhor se pode ensinar aquilo que se entende e se sabe por quais motivos foram organizadas daquela forma.  Partindo, assim, da importância da disciplina de História da Educação Matemática, desenvolveu-se esse estudo com o intuito de conhecer a percepção dos discentes sobre a organização do conhecimento matemático entre os séculos XIX, XX e XXI, a partir de uma atividade aplicada na referida disciplina. Para isso, a pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, consistiu na produção e aplicação de três atividades com licenciandos em Matemática, matriculados na disciplina de História da Educação Matemática, nos semestres de 2022.2 e 2023.1. O presente artigo dá ênfase à terceira atividade, que teve como objetivo analisar elementos externos, estrutura e organização de livros didáticos de Matemática do século XIX e XX, de modo que, ao final do processo, fosse realizada uma comparação com outros livros didáticos de Matemática do século XXI. Assim, esse estudo permitiu aos discentes vislumbrarem a Matemática em diferentes tempos e sua organização, de modo a compreenderem como se deu seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016), pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e doutorado (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área da História da Matemática e da Educação Matemática, com ênfase, nos instrumentos matemáticos, na articulação entre história e ensino de matemática e na formação de professores de matemática.

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2019) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE) (2022-2025). Também, é membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e do grupo editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e da Revista Cearense de Educação Matemática (RCeEM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação inicial e continuada de professores de Matemática, com foco na interface entre história e ensino de Matemática.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Conselho Nacional de Educação, 2015.

CHARTIER, Roger. La historia o la lectura del tiempo. Barcelona, Espanha: Editorial Gedisa, S.A., 2007.

CURY, Fernando Guedes, GUTIERRE, Liliane dos Santos. História da educação matemática na formação de professores: atividades a partir das discussões do GPEP. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 3, 2017. Disponível em:

https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Editora Penso, 2008.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida. Elementos de História da Matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, 384 p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. São Paulo. Editora Atlas, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MENDES, Iran Abreu. História da educação matemática na formação de professores de matemática: uma experiência disciplinar na UFRN. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, 2016. Disponível em:

https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/110.

MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SILVA, Isabelle Coelho da Silva. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 92f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Centro de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, 2018.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021. DOI: 10.30612/tangram.v4i3.13912. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912. Acesso em: 5 jan. 2024.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 8, n. 12, 2013.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: considerações sobre suas potencialidades na formação do professor de matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 23, n. 35A, 2010.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Quem somos nós, professores de matemática? Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, p. 11 - 23, 2008.

VALENTE, Wagner Rodrigues; SILVA, Maria Célia Leme da. História da Educação Matemática no Curso Primário e Formação de Professores no Brasil. Revista História da Educação, [S. l.], v. 24, p. e99350, 2020. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/99350.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

BATISTA, A. N. de S.; ALVES, V. B. O desenvolvimento de uma atividade prática na disciplina de história da educação matemática do curso de Licenciatura em Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–17, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12355. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12355. Acesso em: 24 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)