História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12422

Palavras-chave:

História da Matemática, Ceará, Instituto Cearense de Matemática (ICEM), Universidade Federa do Ceará (UFC)

Resumo

O presente ensaio teórico, de abordagem historiográfica, se configura como uma primeira aproximação ao tema da história da Matemática no Ceará, visando reconstituir a história dos contextos, instituições e sujeitos que viabilizaram a organização da comunidade matemática cearense, com foco naqueles que se dedicaram à trajetória acadêmica em torno da Universidade Federal do Ceará (UFC), principal reduto da produção matemática nesse estado. Para tanto, discutiu-se a caracterização histórica dividida em três períodos, que abordam desde o cenário de criação dos primeiros cursos de matemática no Brasil, na década de 1930, passando pela criação do Instituto Cearense de Matemática (ICEM) e sua integração à UFC, na década de 1950, e chegando ao período mais contemporâneo, em que a pós-graduação em Matemática no estado é concebida e ganha fôlego. Ressalta-se a importância de lançar novos olhares à História da Matemática, inclusive a história local, considerando suas especificidades, bem como realizar, em iniciativas investigativas futuras, um mapeamento da contribuição cearense à produção de conhecimento matemático nessas mais de cinco décadas de pesquisa e formação de pesquisadores nessa área.

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Biografia do Autor

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e especialista em Educação Matemática pela UNOPAR. É professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), em Quixadá-CE, onde atua no setor de Educação Matemática. Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Ceará (SBEM-CE), para o triênio 2022-2025. Pesquisa identidade profissional docente (IPD) e formação de professores, com ênfase na formação inicial do professor de Matemática. Desenvolve atividades relacionadas à Educação Matemática junto ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) e faz parte dos grupos Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docente (FORPRO), certificados pelo CNPq. Tem afinidade pelos temas: formação, identidade e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na área de Educação Matemática; currículo e ensino.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

MELO, C. I. B. de. História da Matemática no Ceará: aproximações iniciais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–18, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12422. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12422. Acesso em: 22 dez. 2024.