Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12400

Palabras clave:

Livro didático, História da Matemática, artefatos mesopotâmicos, artefatos egípcios

Resumen

Essa pesquisa teve como objetivo pesquisar a forma em que é apresentada a História da Matemática sobre os artefatos mesopotâmicos e egípcios nos livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática dos anos finais do ensino fundamental utilizados pela rede pública de ensino da Cidade de São Luís-MA. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa para a análise dos livros da coleção aprovados pelo PNLD 2018. Os resultados encontrados ao longo do processo de análise indicaram que os autores fizeram a representação do contexto histórico da Matemática de forma sucinta. Quanto a utilização de imagens de artefatos mesopotâmicos e egípcios, foi possível observar que são colocados de uma forma meramente demonstrativa sem nenhuma informação ou demonstração do saber matemático existente que venha a despertar o interesse do aluno para a compreensão desses artefatos considerando as formas matemáticas em que as antigas civilizações a utilizavam e as necessidades na qual a Matemática foi criada como forma de atender as necessidades de determinados povos.

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Biografía del autor/a

Thereza Cristinna Vieira Trindade, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Pós-Graduada em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade (FAMART) e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência em ensino de Matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e foi bolsista pela CAPES no Programa Residência Pedagógica e é bolsista CAPES enquanto mestranda.

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Licenciado em Matemática, Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, Mestrado em Educação para Ciências e Matemática, Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus São Raimundo das Mangabeiras. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GEPEM (IFMA - Monte Castelo), é Líder do Grupo de Pesquisa em Aplicações Matemáticas e Educação Matemática - GAMEM (IFMA -São Raimundo das Mangabeiras. Pesquisa e estuda sobre possibilidades de inserção de abordagens didáticas da História da Matemática em sala de aula, Resolução de problemas, Etnomatemática, Modelagem Matemática e sobre o desenvolvimento de recursos e estratégias didáticas para o ensino de Matemática na Educação Básica.

Citas

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Publicado

2024-05-01

Cómo citar

TRINDADE, T. C. V.; SILVA NETO, B. C. da. Uma análise da presença de artefatos egípcios e mesopotâmicos em livros didáticos de matemática do ensino fundamental. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–17, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12400. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12400. Acesso em: 17 may. 2024.