Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12310

Palavras-chave:

História da Aritmética, Atividades Históricas, Operações Aritméticas, Anos Iniciais, Formação de professores

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo um recorte de produtos educacionais de dissertações de mestrados profissionais que contêm atividades históricas relacionadas ao ensino de operações aritméticas para os Anos Iniciais ou atividades que possam ser adaptáveis para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é fazer uma descrição comentada desses produtos e indicar como os professores poderão utilizá-las na sala de aula. Para alcançar nosso objetivo, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, caracterizada por levantamento, classificação e agrupamento de produtos educacionais que usam história para o ensino da Matemática para identificar os conteúdos matemáticos relacionados a operações aritméticas voltados para os Anos Iniciais, visando a sua possível utilização nesse nível de ensino, uma vez que se constituem em um contributo importante das pesquisas realizadas nos mestrados profissionais do país. Os resultados apontam possibilidades de uso desses produtos educacionais como complementar ao programa estabelecido nos livros didáticos e nas práticas de sala de aula, podendo ser adaptados para a ação docente nos Anos Iniciais. Cabe ao professor fazer o tratamento e as adaptações adequadas para sua utilização na ação pedagógica.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens na Universidade Federal do Pará/IEMCI, residente bolsista capes no projeto residência pedagógica -subprojeto matemática IEMCI-UFPA. Pesquisador da área de historia pra o ensino de matemática, educação matemática e interdisciplinaridade na formação docente.

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). E-mail: iamendes1@gmail.com

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

MONTEIRO, M. P. S.; MENDES, I. A. Atividades históricas em produtos educacionais de mestrados profissionais para o ensino de aritmética. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12310. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12310. Acesso em: 22 dez. 2024.

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