Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407

Palavras-chave:

Laboratório de História da Matemática, Laboratório de Matemática, Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática, Formação de Professores de Matemática

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um extrato de uma pesquisa de um Estágio Pós-Doutoral das ideias iniciais do que está sendo desenvolvido no contexto do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no que se refere à estrutura de uma concepção de Laboratório de História da Matemática, denominado, a partir de agora, de LHM, com base nos trabalhos desenvolvidos pelo próprio grupo, que é o lócus da investigação. A princípio, tem-se uma proposta metodológica numa perspectiva bibliográfica, a partir das visões teóricas relacionadas à História da Matemática, à formação docente e ao Laboratório de Matemática. Caracteriza-se como pesquisa exploratória a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo GPEHM. Há também uma ação descritiva sobre a atuação do grupo. É básica quanto à natureza. Sua abordagem é qualitativa com um viés sócio-histórico. Como resultado, foi possível identificar que o Grupo de Pesquisa estudado usou instrumentos históricos em seus estudos, explorando as potencialidades didáticas que os recursos têm. Outra conclusão parcial é que o grupo utiliza o Laboratório de Matemática para integrar suas ações educativas, conectando com a História da Matemática.

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Biografia do Autor

Joelma Nogueira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

é graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo. É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia e coordena o Laboratório de Matemática e Ensino (LAMATE). 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

SANTOS, J. N. dos; PEREIRA, A. C. C. Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12407. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12407. Acesso em: 21 jun. 2024.

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