Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12407

Palavras-chave:

Laboratório de História da Matemática, Laboratório de Matemática, Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática, Formação de Professores de Matemática

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um extrato de uma pesquisa de um Estágio Pós-Doutoral das ideias iniciais do que está sendo desenvolvido no contexto do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no que se refere à estrutura de uma concepção de Laboratório de História da Matemática, denominado, a partir de agora, de LHM, com base nos trabalhos desenvolvidos pelo próprio grupo, que é o lócus da investigação. A princípio, tem-se uma proposta metodológica numa perspectiva bibliográfica, a partir das visões teóricas relacionadas à História da Matemática, à formação docente e ao Laboratório de Matemática. Caracteriza-se como pesquisa exploratória a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo GPEHM. Há também uma ação descritiva sobre a atuação do grupo. É básica quanto à natureza. Sua abordagem é qualitativa com um viés sócio-histórico. Como resultado, foi possível identificar que o Grupo de Pesquisa estudado usou instrumentos históricos em seus estudos, explorando as potencialidades didáticas que os recursos têm. Outra conclusão parcial é que o grupo utiliza o Laboratório de Matemática para integrar suas ações educativas, conectando com a História da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joelma Nogueira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE

é graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), cuja formação está direcionada para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática. É Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a qual está voltada para a Gestão do Currículo. É mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Caucaia e coordena o Laboratório de Matemática e Ensino (LAMATE). 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

ALMOULOUD, Saddo. Articulação entre história e didática da matemática: aspectos teórico-metodológicos para o ensino. In: OLIVEIRA, Gerson Pastre de. (Org.) Educação matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. p. 181-227.

ALVES, Verusca Batista. Mobilizando conceitos matemáticos através do instrumento histórico círculos de proporção: um olhar para a formação docente. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Ensino e história da matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: EdUECE, 2020. p. 100-121.

BARROSO, Mariana Moran. O laboratório de ensino de matemática e a identificação de obstáculos no conhecimento de professores de matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. Uma proposta de UBP fazendo uso da balhestilha em um passeio de veleiro em Fortaleza. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa. (Org.). Ensino de matemática: conversas didáticas a partir de tratados históricos. Fortaleza: Editora da UECE, 2022. p. 53-65.

BENINI, Marli Balzan Cavalaro. Laboratório de matemática e laboratório de ensino de ciências: uma comparação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Versão final. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.

FERREIRA, Ana Cristina. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, Dario. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 19-50.

FERREIRA, Eduardo Sebastiani. Laboratório de História da Matemática. Natal: SBHMat, 2001.

GARCÍA BLANCO, Maria Mercedes. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a definição de um curriculum. In: FIORENTINI, Dario. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. cap. 1. p. 19-50.

GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LINS, Romulo Campos. Matemática, monstros, significados e Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. Educação em movimento: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 101-131.

MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisa. São Paulo: Editora da Física, 2015. (Coleção História da Matemática para professores).

NOBRE, D. M; SALES, C. M. V. (org.). O caminho se faz ao caminhar: elementos teóricos e práticas a pesquisa qualitativa. Fortaleza: Editora UFC, 2005.

OLIVEIRA, Ana Maria Nauiack. Laboratório de ensino e aprendizagem em matemática: as razões de sua necessidade. 1983. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1983.

OLIVEIRA, Ana Teresa de Carvalho Correa de. Aprendendo matemática para ensinar: uma experiência com atividade de construção geométrica. In: ROQUE, Tatiana.; AUGUSTO, Giraldo Victor. O saber do professor de matemática: ultrapassando a dicotomia entre didática e conteúdo. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2014. p. 243-261.

PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. O professor de matemática e sua formação: a busca da identidade profissional. In: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. (Org.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira; PINHEIRO, Ana Claudia Mendonça; SANTOS, Joelma Nogueira dos. As concepções de laboratório de matemática de licenciandos: repensando conceitos, uso e formação. Educação Matemática em Revista (EMR). v. 26, n. 73, p. 24-43, out./dez. 2021. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/2915/2047.

Acesso em: 9 jan. 2024.

PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira; PINHEIRO, Ana Claudia Mendonça; SANTOS, Joelma Nogueira dos. As concepções de laboratório de matemática de licenciandos: repensando conceitos, uso e formação. Educação Matemática em Revista (EMR). v. 26, n. 73, p. 24-43, out./dez. 2021. Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/2915/2047. Acesso em: 18 jan. 2024.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antônia Naiara de Sousa; SILVA, Isabelle Coelho da. A matemática incorporada na construção do quadrante descrito na obra Libros del Saber de Astronomía. REVEMAT. Florianópolis, v.12, n. 1, p. 174-191, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2017v12n1p173. Acesso em: 18 jan. 2024.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática. v. 5, n. 14, p. 109–122, 2018. DOI:10.30938/bocehm.v5i14.225. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225/174. Acesso em: 20 dez. 2023.

PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTOS, Joelma Nogueira dos; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Prática de Laboratório de Matemática: concepções de licenciandos na construção de saberes docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM). v. 12, n. 4, p. 1-17, set./dez. 2022 Disponível em: http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/2964/2181. Acesso em: 18 jan. 2024.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Conhecendo a história do GPEHM e sua contribuição para a educação matemática no Ceará. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Ensino e história da matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: EdUECE, 2020. p. 15-39.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. Construindo instrumentos históricos para o estudo de conceitos matemáticos na formação inicial de professores da UECE. In: FEITOSA, Raphael Alves.; ARAÚJO, Rute Pereira Alves de. (Org.). Pesquisa em educação: olhares múltiplos. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

PEREIRA, Ana Carolina; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa. A Matemática por trás da Balestilha. Revista História da Matemática para Professores, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 53–64, 2015. Disponível em: https://rhmp.com.br/index.php/RHMP/article/view/18. Acesso em: 22 dez. 2023.

PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (org.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 272-286.

RODRIGUES, Fredy Coelho. Laboratório de educação matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. (Coleção história da matemática para professores).

SAITO, Fumikazo. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate. v. 3, n. 1. p. 1-17. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29002/20273. Acesso em: 21 dez. 2023.

SANTOS, Joelma Nogueira dos. O laboratório de matemática e ensino (LME) na formação inicial do professor: orientações metodológicas com base na Sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

SILVA, Isabelle Coelho da. A articulação entre história e ensino de matemática a partir de textos originais: considerações iniciais para o educador matemático. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Ensino e história da matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: EdUECE, 2020. p. 40-56.

SOUSA, Gisele Costa. Aliança entre história da matemática e tecnologias via investigação matemática: reflexões e práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2020. (Coleção história da matemática para professores).

SUTHERLAND, R. Ensino eficaz de matemática. Tradução Adriano Moraes Migliavaca. Porto Alegre: Artmed, 2009.

TURRIONI, Ana Maria Silveira. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

SANTOS, J. N. dos; PEREIRA, A. C. C. Introduzindo as ideias iniciais do LHM Com argumentos na formação docente e na vivência do Laboratório de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12407. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12407. Acesso em: 20 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.