O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441Palavras-chave:
História da Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Objeto de Aprendizagem, Formação de Professores, Articulação.Resumo
Este estudo corresponde a um recorte pontual de pesquisa doutoral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Nesta ocasião, em especial, objetivamos identificar conhecimentos mobilizados e ressignificados na formação de professores mediante a utilização da História da Matemática (HM) e de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. Os procedimentos metodológicos tiveram o amparo da metodologia Engenharia Didática, com ênfase nas informações levantadas na terceira fase, a experimentação, que correspondeu a um curso de extensão universitária com 12 professores em formação inicial e continuada. Entre os resultados, observamos que a articulação entre HM e TDIC via Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos educacionais digitais, disponíveis na internet, pode mobilizar e ressignificar conhecimentos de natureza matemática, pedagógica e histórica. Isso nos permite concluir que combinar as tendências de HM e de TDIC por meio de OA na formação de professores pode resultar no fortalecimento de práticas de ensino e aprendizagem no ambiente escolar e/ou acadêmico.
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