O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12441

Palavras-chave:

História da Matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Objeto de Aprendizagem, Formação de Professores, Articulação.

Resumo

Este estudo corresponde a um recorte pontual de pesquisa doutoral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Nesta ocasião, em especial, objetivamos identificar conhecimentos mobilizados e ressignificados na formação de professores mediante a utilização da História da Matemática (HM) e de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. Os procedimentos metodológicos tiveram o amparo da metodologia Engenharia Didática, com ênfase nas informações levantadas na terceira fase, a experimentação, que correspondeu a um curso de extensão universitária com 12 professores em formação inicial e continuada. Entre os resultados, observamos que a articulação entre HM e TDIC via Objetos de Aprendizagem (OA), que são recursos educacionais digitais, disponíveis na internet, pode mobilizar e ressignificar conhecimentos de natureza matemática, pedagógica e histórica. Isso nos permite concluir que combinar as tendências de HM e de TDIC por meio de OA na formação de professores pode resultar no fortalecimento de práticas de ensino e aprendizagem no ambiente escolar e/ou acadêmico.

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Biografia do Autor

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade Farias Brito, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Atualmente é professora efetiva, Formadora de Matemática da Célula de Formação, Programas e Projetos (CEFOP/SEFOR) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM/CE). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando na Formação inicial e continuada de Professores de Matemática sobre Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Matemática e na articulação entre História da Matemática e Tecnologias Digitais via Objetos de Aprendizagem com o uso da metodologia Engenharia Didática e Teoria das Situações Didáticas (TSD).

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

OLIVEIRA, G. P. O uso da História da Matemática e de Tecnologias Digitais na formação de professores via Objeto de Aprendizagem. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12441. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12441. Acesso em: 26 dez. 2024.

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