História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12429

Schlagworte:

História da Matemática, Educação Matemática, Uso da História da Matemática

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo indicar um conjunto de produções intelectuais sobre o uso da História da Matemática (HM) na educação matemática (EM), em língua portuguesa e em língua inglesa. Para tanto, propomos uma análise de 16 textos, 7 em língua portuguesa e 9 em língua inglesa, a partir de uma metodologia qualitativa, com procedimentos bibliográficos, que se caracteriza pela investigação de trabalhos já produzidos sobre o assunto (como artigos, teses, revistas, entre outros). Como resultados, reunimos os principais dados de cada obra (título, autores, ano de publicação e link de acesso). Além disso, discutimos sucintamente cada uma delas, evidenciando suas principais reflexões, bem como identificando vantagens e desafios do uso da História da Matemática no ensino de matemática presentes nos textos e suas interseções. A História da Matemática pode ser um elemento crucial para uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, mas é necessário a pesquisa contínua para aprimorar as estratégias educacionais e identificar desafios a serem superados.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Giselle Costa de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . Além disso, Mestrado e Doutorado em Educação pela mesma instituição, na linha de pesquisa em Educação Matemática. Concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN. Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECM) da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, História da Matemática, Tecnologias, GeoGebra, Cálculo, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (RN). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal (RN), do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN.

Vitória Lima Quaresma, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática na UFRN, pesquisadora na área de história da matemática e tecnologias digitais na educação, além de bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, história em quadrinhos, história da matemática islâmica medieval, al-biruni e mapa mental.

Michelle Neves de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Formanda em graduação - Licenciatura em Matemática - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Literaturhinweise

ALPASLAN, Mustafa; IŞIKSAL, Mine; HASER, Çiğdem. Pre-service Mathematics Teachers’ Knowledge of History of Mathematics and Their Attitudes and Beliefs Towards Using History of Mathematics in Mathematics Education. Science & Education, Deajeon, v. 23, p. 159-183, 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-013-9650-1. Acesso em: 27 set. 2023.

BIDWELL, James K. Humanize Your Classroom with the History of Mathematics. The Mathematics Teacher, [S.I.], v. 86, n. 3, p. 461-464, 1993. Disponível em https://www.jstor.org/stable/27968440. Acesso em 10 dez 2023.

BROLEZZI, Antonio Carlos. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. DOI: https://doi.org/10.11606/D.48.1991.tde-11122013-094441. Acesso em: 20 set. 2023.

CHORLAY, Renaud; CLARK, Kathleen Michelle; TZANAKIS, Constantinos. History of mathematics in mathematics education: Recent developments in the field. ZDM – Mathematics Education, [S.I.], v. 54, p. 1407-1420, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-022-01442-7. Acesso em 8 out 2023.

CYRIACO, Aline Figueredo Falcão. et al. Pesquisa qualitativa: conceitos importantes e breve revisão de sua aplicação à geriatria/gerontologia. Geriatrics Gerontology Aging, Campinas, v. 11, n. 1, p. 4-9, 2017.

FAUVEL, John. Using History in Mathematics Education. For the Learning of Mathematics, White Rock, v. 11, n. 2, p. 3-6, 1991. Disponível em https://www.semanticscholar.org/paper/Using-History-in-Mathematics-Education.-Fauvel/5c4216f7ea458dbba57017a4577a1b801afecbe4. Acesso em 31 out 2023.

FREUDENTHAL, Hans. Should a Mathematics Teacher Know Something about the History of Mathematics?. For the Learning of Mathematics, Montreal, v. 2, n. 1, p. 30-33, 1981. Disponível em https://www.jstor.org/stable/40240745. Acesso em 23 out 2023.

FRIED, Michael N. Can Mathematics Education and History of Mathematics Coexist?. Science & Education, [S.I.]: Netherlands, v. 10, p. 391-408, 2001. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/227054852. Acesso em 10 dez 2023.

FURINGHETTI, Fulvia. Teacher education through the history of mathematics. Educational Studies in Mathematics, [S.I], v. 66, p. 131-143, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-006-9070-0. Acesso em: 15 out. 2023.

GOULART, Thais Maria Barbosa. Os “Elementos” de Euclides visitam o ensino fundamental: análise de tarefas matemáticas pautadas na história da matemática e desenvolvidas no software GeoGebra. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13017. Acesso em 25 set 2023.

JANKVIST, Uffe Thomas. A categorization of the “whys” and “hows” of using history in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, [S.I.], v. 71, p. 235–261, 2009. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-008-9174-9. Acesso em: 15 out. 2023.

LIU, Po-Hung. Connecting Research to Teaching: Do Teachers Need to Incorporate the History of Mathematics in Their Teaching?. The Mathematics Teacher, [S.I.], v. 96, n. 6, p. 416–421, 2003. DOI: https://doi.org/10.5951/MT.96.6.0416. Acesso em: 15 out. 2023.

MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica na formação de professores de matemática. Revista Cocar, UEPA, p. 37-48. 2010. DOI: https://doi.org/10.31792/rc.v4i7. Acesso em: 20 set. 2023.

MENDES, Iran Abreu. A investigação histórica em sala de aula: um exercício de criatividade para a matemática escolar. In 3º SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Fortaleza. Disponível em: https://proativa.virtual.ufc.br/sipemat2012/palestrasEmesas.htm. Acesso em: 7 set. 2023.

MENDES, Iran Abreu. História no ensino da matemática: trajetórias de uma epistemologia didática. REMATEC, [S. l.], v. 8, n. 12, p. 66–85, 2013. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/357. Acesso em: 10 out. 2023.

ROQUE, Tatiana. A História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SAITO, Fumikazu. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino de Matemática em Debate. [S. I.], v. 3, n. 1, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/29002. Acesso: 25 set. 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

VIANNA, Carlos Roberto. Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas. 1995. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/000742003. Acesso em: 25 set. 2023.

Veröffentlicht

2024-05-01

Zitationsvorschlag

SOUSA, G. C. de; QUARESMA, V. L.; ALMEIDA, M. N. de. História da Matemática na educação: apontamentos iniciais sobre algumas literaturas produzidas em língua portuguesa e língua inglesa . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–20, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12429. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12429. Acesso em: 18 mai. 2024.

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.