O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378

Palavras-chave:

Proporção, Duas Réguas para Cálculo, William Oughtred, História da Matemática, Formação de Professores

Resumo

Debates acerca das contribuições da inserção da história da matemática na formação de professores tem ganhado destaque nas pesquisas científicas do Brasil durante as duas primeiras décadas do século XXI. Dentre esses estudos, destacamos os elaborados pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), que abordam instrumentos científicos/matemáticos desenvolvidos entre os séculos XVI e XVII. Tendo isso em vista, dentre esses instrumentos, estão as Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred (1574-1660), utilizadas para a resolução de questões aritméticas, cálculos trigonométricos e astronômicos. Sendo assim, a partir de um estudo sobre os aspectos contextuais, historiográficos e epistemológicos que envolvem as Duas Réguas para Cálculo, percebemos que alguns conhecimentos matemáticos que emergem de sua construção, uso e aplicação, dentre eles, o conceito de proporcionalidade, inserido em seu manuseio. Com o objetivo de compreender essa ideia por meio do instrumento e inserir a história da matemática na formação inicial de professores, elaboramos um curso de extensão intitulado “Efetuando multiplicações por meio da manipulação das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred”, ministrado no período de abril e maio de 2023 na Universidade Estadual do Ceará, do qual utilizamos uma das atividades propostas para debater neste artigo. Dito isso, percebemos que os participantes conseguiram compreender o conceito de proporcionalidade por meio do instrumento matemático, e ainda o relacionaram com o conceito atual de proporção, trazendo a ideia de uma possível ressignificação do conhecimento matemático abordado.

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Biografia do Autor

Amanda Cardoso Benicio de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). É Bolsista Acadêmica de Iniciação Ciêntifica pela Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes Históricas, Instrumentos Matemáticos do Século XVII, Interface entre História e Ensino da Matemática e Formação do Professor de Matemática.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

LIMA, A. C. B. de. O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 32, p. 1–15, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i32.12378. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/12378. Acesso em: 24 jul. 2024.