O conceito de proporção presente no manuseio das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred sob a visão de licenciandos em matemática da Uece
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12378Palavras-chave:
Proporção, Duas Réguas para Cálculo, William Oughtred, História da Matemática, Formação de ProfessoresResumo
Debates acerca das contribuições da inserção da história da matemática na formação de professores tem ganhado destaque nas pesquisas científicas do Brasil durante as duas primeiras décadas do século XXI. Dentre esses estudos, destacamos os elaborados pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), que abordam instrumentos científicos/matemáticos desenvolvidos entre os séculos XVI e XVII. Tendo isso em vista, dentre esses instrumentos, estão as Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred (1574-1660), utilizadas para a resolução de questões aritméticas, cálculos trigonométricos e astronômicos. Sendo assim, a partir de um estudo sobre os aspectos contextuais, historiográficos e epistemológicos que envolvem as Duas Réguas para Cálculo, percebemos que alguns conhecimentos matemáticos que emergem de sua construção, uso e aplicação, dentre eles, o conceito de proporcionalidade, inserido em seu manuseio. Com o objetivo de compreender essa ideia por meio do instrumento e inserir a história da matemática na formação inicial de professores, elaboramos um curso de extensão intitulado “Efetuando multiplicações por meio da manipulação das Duas Réguas para Cálculo de William Oughtred”, ministrado no período de abril e maio de 2023 na Universidade Estadual do Ceará, do qual utilizamos uma das atividades propostas para debater neste artigo. Dito isso, percebemos que os participantes conseguiram compreender o conceito de proporcionalidade por meio do instrumento matemático, e ainda o relacionaram com o conceito atual de proporção, trazendo a ideia de uma possível ressignificação do conhecimento matemático abordado.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, Suziê Maria et al. Pesquisas envolvendo instrumentos históricos matemáticos e a interface entre história e ensino: uma visão dos trabalhos desenvolvidos no GPEHM. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 12, p. 128-144, 22 jan. 2019.
ALVES, Verusca Batista. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Fortaleza, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018.
IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel; GEGENSZAJN, David Mauro. Fundamentos da Matemática Elementar: volume 11. 9. ed. São Paulo: Atual Editora, 2013. 260 p.
LIMA, Amanda Cardoso Benicio de et al. Primeiras impressões contextuais das duas réguas para cálculo de William Oughtred (1574-1660) na interface entre História e ensino de Matemática. Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade, [S.L.], v. 4, n. 2, p. 47-66, 23 dez. 2021.
LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Diálogo sobre os conhecimentos aritméticos contidos na manipulação das duas réguas para cálculo de William Oughtred. Educação Matemática Debate, [S.L.], v. 7, n. 13, p. 1-18, 9 set. 2023. Universidade Estadual de Montes Claros (UNIIMONTES).
LIMA, Amanda Cardoso Benicio de; SOARES, Kawoana da Costa.; ALVES, Verusca Batista. As duas réguas para cálculo de William Oughtred como objeto de estudo sobre a interface entre a história e o ensino de matemática. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; OLIVEIRA, Gisele Pereira. (org.). Pesquisas sobre ensino de matemática no GPEHM Júnior: construindo uma prática investigativa. Iguatu: Quipá Editora, 2021. Cap. 2. p. 26-36.
LIMA, Amanda Cardoso Benicio; SOARES, Kawoana da Costa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Aspectos históricos e matemáticos incorporados na construção da escala dos Números de William Oughtred (1574-1660). In: COSTA, Elisangela André da Silva; FREITAS, Bruno Miranda; DANTAS, Jeane Pereira. (org.). Diálogos entre escola e universidade na formação continuada. Fortaleza: Imprece, 2022. Cap. 6. p. 94-109.
OUGHTRED, William. Key of Mathematicks. London: John Salusburn, 1694.
OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontal Instrvment. London: Augustine Mathewes, 1633.
OUGHTRED, William. The Circles of Proportion and the Horizontall Instrvment. London: Elias Allen, 1639.
RIBEIRO, Pedro Henrique Sales; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Proposta de atividade envolvendo multiplicação a partir da manipulação do Promptuario para a formação de professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S.L.], v. 4, p. e023021, 30 dez. 2023. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional.
SANTOS, Andressa Gomes dos; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Uma descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 8, n. 23, p. 707-720, 17 jun. 2021. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amanda Cardoso Benicio de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.