Estamos em casa!

Narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3716

Palavras-chave:

Educação infantil, Pedagogia do cotidiano remoto, Eixos estruturantes das diretrizes

Resumo

O propósito do artigo é analisar a educação infantil de maneira remota, na qual buscou garantir os direitos das crianças e a proteção da infância, todavia com o isolamento social constituiu um novo fazer pedagógico. Para tanto, percebemos que é imprescindível considerarmos a legitimidade dos fazeres e saberes que permeiam os acontecimentos cotidianos vivenciados pelas crianças nos grupos de interações e ferramentas tecnológicas utilizadas no processo educativo. Os dados analisados no artigo é constituído por narrativas geradas em observação de um grupo de WhatsApp Messenger, composto por crianças de 4 anos de idade e suas famílias, de um creche da Prefeitura Municipal de Fortaleza sobre as vivências e as práxis pedagógicas neste tempo tão único. A partir das análises, sugerimos que os eixos estruturantes das práticas pedagógicas, que compõe as Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil, que são as interações e brincadeiras, como suporte para acolher o cotidiano e as relações entre os adultos, crianças, ensino e aprendizagem no contexto pandêmico.

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Biografia do Autor

Mayara Alves de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Pedagoga formada pela mesma instituição. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Membro pesquisadora do núcleo de História e Memória da Educação (NHIME-UFC). Coordenadora pedagógica atuante na Rede Municipal de Fortaleza com lotação na EM Jornalista Demócrito Dummar, Distrito de Educação V. 

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

 Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME).

Maria Marly Alves, Universidade Vale do Acaraú

Especialista em Educação Infantil e Especial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduada em pedagogia mesma instituição. Professora da Rede Municipal de Horizonte com lotação no Centro de Educação Infantil Maria Irene Amora.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

CASTRO, M. A. de; VASCONCELOS, J. G.; ALVES, M. M. Estamos em casa! : Narrativas do cotidiano remoto da educação infantil em tempo de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–17, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3716. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3716. Acesso em: 29 mar. 2024.