Pesquisa científica com Ideb em meio a pandemia de Covid-19: Uma análise de experiência municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e021023

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Ideb, Pandemia

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar parte dos resultados encontrados em um projeto de pesquisa sobre a análise do Ideb em escolas da rede pública de ensino da educação básica. A partir dessa conjuntura, o texto aponta alguns fatores que tencionam a continuidade de pesquisa empírica durante a pandemia do novo coronavírus, diante da impossibilidade de visitarmos presencialmente as escolas em estudo e recolher informações específicas - pedagógicas, curriculares e administrativas -  junto aos gestores escolares, o que limitou as análises dos dados do Ideb à perspectiva profissional do entrevistado. Mesmo com as recomendações de distanciamento social, a pesquisa em questão não parou. A forma encontrada para que os estudantes bolsistas dessem continuidade a coleta de dados permitem apresentar alguns desafios a serem superados, entre outros, o uso das tecnologias digitais alinhadas às finalidades da pesquisa, resultado de um conjunto articulado de ações, práticas e de recursos desenvolvidos para continuidade da pesquisa em questão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação pela UFMG, Mestre e Especialista em Educação pela UFV. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis. Graduado em Ciências Econômicas (UFV) e Pedagogia (UNINTER).

Karla Teresa Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais.

Eduardo Junio Dutra , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais

Tiago Alves dos Santos, Universidade do Estado de Minas Geraiss

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis – Minas Gerais

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. EmRede – Revista de Educação a Distância, v. 7, n.1, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621 Acesso em: 03 set. 2021.

ARRUDA, Eucidio Pimenta; MILL, Daniel. Tecnologias digitais, formação de professores e de pesquisadores na pós-graduação: relações entre iniciativas brasileiras e internacionais. Educação - Santa Maria, v.46, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/41203/pdf. Acesso em: 03 set. de 2021.

FERNANDES, Cláudia de O. O que a escola pode fazer com os resultados dos testes externos? In: Villas Boas, Benigna (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico, Campinas, SP: Papirus, 2017, p. 115–126.

Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília, 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br Acesso em: 14 jul. 2021.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Editora Vozes, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Sousa; DERLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa; DERLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

REZENDE, Wagner Silveira. As múltiplas faces da avaliação externa. Pesquisa e Debate em Educação, V. 10, n.1, 2020, p. 884- 889.

SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2016.

SOARES, José Francisco; XAVIER, Flávia Pereira. Pressupostos educacionais e estatísticos do IDEB. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-923, jul./set. 2013.

VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 28, jul./dez., 2003. DOI: https://doi.org/10.18222/eae02820032168

Publicado

2021-09-11

Como Citar

BARBOSA, J. M. S.; RIBEIRO, K. T.; DUTRA , E. J.; SANTOS, T. A. dos. Pesquisa científica com Ideb em meio a pandemia de Covid-19: Uma análise de experiência municipal . Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021023, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6843. Acesso em: 21 nov. 2024.