Direitos humanos e educação em direitos humanos na perspectiva pós-estrutural: significados e contextos em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v8.e15996

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, Sentidos, Currículo, Contexto

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os direitos humanos, o currículo e as políticas de educação em direitos humanos à luz da abordagem pós-estrutural. Fundamentado em uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem teórico-bibliográfica, o estudo analisa os processos de significação desses conceitos enquanto campos discursivos abertos, marcados por disputas e reconfigurações contínuas. Com base nos aportes de autores como Laclau, Mouffe, Lopes, Macedo, Santos e Piovesan, defende-se que tanto os direitos humanos quanto o currículo devem ser compreendidos como construções históricas, contingentes e atravessadas por relações de poder. A análise também se apoia na teoria do Ciclo de Políticas, de Ball e Bowe, destacando que a política educacional não é um processo linear, mas um espaço de reinterpretação, ressignificação e resistência. As escolas e os sujeitos que nelas atuam não apenas implementam, mas também recriam as políticas educacionais, evidenciando a multiplicidade de sentidos possíveis e a impossibilidade de totalização. O estudo propõe que uma leitura pós-estrutural permite tensionar discursos normativos e abrir caminhos para políticas mais plurais, críticas e sensíveis às diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com especialização em Docência do Ensino Superior e Mestrado em Ensino – UFERSA/UERN/IFRN, servidora técnica administrativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria Kélia da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, com bolsa FUNCAP. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO). Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró.

Referências

BALL, Stephen J; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BRASIL, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2013.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em direitos humanos e formação de educadores. Educação. Porto Alegre, p. 59-66, 2013.

COMPARATO, Fábio Konder. Fundamento dos direitos humanos. Cultura dos direitos humanos. São Paulo: LTR, p. 53-74, 1998.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos Indivíduos. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, 1994.

FERNANDES, Édison Flávio; LOPES, Alice Casimiro. Projeto de vida: afinal, de que estamos falando? Textos para discussão, n. 52, 2024.

HERKENHOFF, João Baptista. Curso de direitos humanos: gênese dos direitos humanos. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1994

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos; uma história. Tradução: Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e diferença/ Ernesto Laclau; coordenação e revisão técnica geral, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo. – Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemonia e Estratégia Socialista: uma política democrática radical. Tradução de Joanildo A. Burity. Josias de Paula Jr. E Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios, 2015.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura –um conceito antropológico. 16.ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.

LEVY, Daniel; SZNAIDER, Natan. The institutionalization of cosmopolitan morality: The Holocaust and human rights. Journal of Human Rights, v. 3, n. 2, p. 143-157, 2004.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, E. Políticas de currículo. Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 2, p. 33-52, 2006.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011, Apoio Faperj.

LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas críticas, v. 21, n. 45, p. 445-466, 2015.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Apresentação Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas. Roteiro, v. 46, 2021.

MACEDO, Elizabeth. Currículo: política, cultura e poder. Currículo sem fronteiras, v. 6, n. 2, p. 98-113, 2006.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, p. 47-69, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?lang=pt&format=html

MORAIS, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais e as constituições brasileiras. In: SILVA, Jane Granzoto Torres da. (Coord.). Constitucionalismo social: estudos em homenagem ao Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello. São Paulo: LTr, 2003.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos: desafios da ordem internacional Contemporânea. Direitos humanos, v. 1, p. 1, 2006.

PIOVESAN, Flávia C. Direitos humanos: desafios e perspectivas contemporâneas. 1939/6558, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Direitos humanos: o desafio da interculturalidade. Revista direitos humanos, n. 2, p. 10-18, 2009.

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Políticas para o ensino médio: a criação do currículo no contexto da prática. Linhas, Florianópolis, v 17, n.33, p. 261-283, 2016.

Publicado

03-01-2026

Como Citar

OLIVEIRA, P. R. M. de; SANTOS, J. M. C. T.; SILVA, M. K. da. Direitos humanos e educação em direitos humanos na perspectiva pós-estrutural: significados e contextos em disputa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 8, p. e15996, 2026. DOI: 10.47149/pemo.v8.e15996. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15996. Acesso em: 6 jan. 2026.