O processo de tornar-se professora: narrativas de estudantes de Letras/Português da URCA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v8.e16459

Palavras-chave:

Formação, Docência, Licenciatura em Letras Português

Resumo

Este estudo investigou o processo de tornar-se professora a partir de narrativas de estudantes de Letras/Português da URCA. O objetivo foi analisar as razões pelas quais as jovens ser tornam professoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e como técnica para interpretar os dados produzidos utilizou-se a Análise Temática. A investigação revelou que a convivência com práticas ligadas ao trabalho docente influenciou a escolha pela licenciatura, e essa construção identitária está permeada pela incorporação de ações familiares e sociais. As dificuldades enfrentadas pelas universitárias e as melhorias necessárias para a universidade, as quais se sobressaem a falta de informações, a sobrecarga de alguns professores e a ausência de outros na lotação das disciplinas foram também achados da pesquisa. Dessa forma, a docência pode ser uma escolha por alguns egressos do Ensino Médio e problemas identificados no bojo das licenciaturas precisam ser discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Moraes Santos Souza, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará – PPGEEN; Mestra em Educação pela Universidade Regional do Cariri – PMEDU/URCA; Graduada em Letras e em Pedagogia – URCA; Professora Seduc-CE; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Docência e Educação – GEPEDE (URCA/UFC).

Cecília Rosa Lacerda, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora em Formação de Formadores – PUC/SP; Doutora em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC); Professora associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Coordenadora adjunta do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE.

Alice Moraes de Souza, Universidade Regional do Cariri

Estudante do curso de Letras/Português (2024-2027) na Universidade Regional do Cariri - URCA; Bolsista Proae no Núcleo de Línguas (NUCLIN) – URCA.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia cabila. Oeiras: Celta, 2002.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.73. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7.ª ed. São Paulo: Atlas, 2022.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martim W. Entrevista narrativa. In: Bauer, M. W. & Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LACERDA, Cecília Rosa. Profissão Docente: apagão à vista. Jornal O Povo, 23 nov. 2023.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In: Universidade Estadual Paulista. Universidade Virtual do Estado De São Paulo. Caderno de formação: introdução à educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 112. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/32. Acesso em: 14 set. 2025.

MANZINI, Eduardo J. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional de Pesquisa E Estudos Qualitativos, II, Bauru, SP, 2004. Anais... A pesquisa qualitativa em debate, Bauru: SE&PQ/USC, 2004.

MINAYO, Cecília (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 6ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2020.

Publicado

06-01-2026

Como Citar

SOUZA, A. P. M. S.; LACERDA, C. R.; SOUZA, A. M. de. O processo de tornar-se professora: narrativas de estudantes de Letras/Português da URCA. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 8, p. e16459, 2026. DOI: 10.47149/pemo.v8.e16459. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/16459. Acesso em: 15 fev. 2026.