O processo de tornar-se professora: narrativas de estudantes de Letras/Português da URCA
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v8.e16459Palavras-chave:
Formação, Docência, Licenciatura em Letras PortuguêsResumo
Este estudo investigou o processo de tornar-se professora a partir de narrativas de estudantes de Letras/Português da URCA. O objetivo foi analisar as razões pelas quais as jovens ser tornam professoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e como técnica para interpretar os dados produzidos utilizou-se a Análise Temática. A investigação revelou que a convivência com práticas ligadas ao trabalho docente influenciou a escolha pela licenciatura, e essa construção identitária está permeada pela incorporação de ações familiares e sociais. As dificuldades enfrentadas pelas universitárias e as melhorias necessárias para a universidade, as quais se sobressaem a falta de informações, a sobrecarga de alguns professores e a ausência de outros na lotação das disciplinas foram também achados da pesquisa. Dessa forma, a docência pode ser uma escolha por alguns egressos do Ensino Médio e problemas identificados no bojo das licenciaturas precisam ser discutidas.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia cabila. Oeiras: Celta, 2002.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.73. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7.ª ed. São Paulo: Atlas, 2022.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martim W. Entrevista narrativa. In: Bauer, M. W. & Gaskell, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LACERDA, Cecília Rosa. Profissão Docente: apagão à vista. Jornal O Povo, 23 nov. 2023.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola. In: Universidade Estadual Paulista. Universidade Virtual do Estado De São Paulo. Caderno de formação: introdução à educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 112. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/32. Acesso em: 14 set. 2025.
MANZINI, Eduardo J. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional de Pesquisa E Estudos Qualitativos, II, Bauru, SP, 2004. Anais... A pesquisa qualitativa em debate, Bauru: SE&PQ/USC, 2004.
MINAYO, Cecília (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. 6ª reimpressão. Petrópolis: Vozes, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Ana Paula Moraes Santos Souza, Cecília Rosa Lacerda, Alice Moraes de Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







