Análise de indicadores docentes em escolas de alto e baixo desempenho da rede pública estadual do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020001

Palavras-chave:

Indicadores docentes, Indicadores de desempenho, Formação docente, Esforço docente

Resumo

Os indicadores docentes são instrumentos estatísticos utilizados como suporte na compreensão da evolução da qualidade educacional ofertada por redes e instituições de ensino, eles permitem entender a influência que as características do trabalho docente têm no processo de ensino e aprendizagem. Esse artigo tem como objetivo a análise dos dados relativos aos indicadores docentes de duas escolas da rede pública estadual do Ceará que na edição do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) de 2019 figuraram, entre o grupo das dez escolas de melhor e menor desempenho. Utilizou-se abordagem quanti-quali, com estatística descritiva para analisar os indicadores citados e revisão de documentos legais e trabalhos científicos que tratam sobre o tema. A pesquisa mostrou que fatores como o nível de formação docente, a adequação da formação docente e o índice de esforço docente podem influenciar nos indicadores de desempenho acadêmico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Nery Ferreira Filho, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor efetivo da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Mariana Cristina Alves de Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professora efetiva da Secretaria da Educação do Município de Fortaleza (SME/CE).

Francisco Edmar Pereira Neto, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará.

Publicado

2020-01-02

Como Citar

FERREIRA FILHO, L. N.; ABREU, M. C. A. de; PEREIRA NETO, F. E. Análise de indicadores docentes em escolas de alto e baixo desempenho da rede pública estadual do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e020001, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020001. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3614. Acesso em: 19 abr. 2024.