Ideb, políticas educacionais e cultura de avaliação nos municípios do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022017

Palavras-chave:

Ideb, Políticas Educacionais, Avaliação educacional, Ceará

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um mecanismo de monitoramento da qualidade da educação no país, calculado a partir dos indicadores de fluxo escolar e as médias de desempenho da Prova Brasil. O uso dos seus resultados tem sido guia na implementação de políticas educacionais no âmbito nacional, estadual e municipal. Considerando a relação entre o índice e a cultura de avaliação externa do estado Ceará, no presente trabalho buscou-se compreender a utilização dos resultados do Ideb pelas gestões municipais. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, utiliza dados obtidos no Questionário Eletrônico do Secretário Municipal de Educação, aplicados junto ao Saeb em 2019, com recorte para os secretários do estado do Ceará e destaque ao bloco referente à avaliação educacional. A partir da análise verificou-se que o Ideb induziu mudanças nas práticas de gestão municipal sobretudo, pelo alinhamento entre as ações municipais e as avaliações em larga escala.

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Biografia do Autor

Anderson Gonçalves Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Camocim. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integra o Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem (GPPEGA-UECE).

Arlane Markely dos Santos Freire, Secretaria Municipal da Educação – Prefeitura de Crato

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora da rede pública do município de Crato-CE. Vice-diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) - Seção Ceará (2021-2023).

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

COSTA, A. G.; FREIRE, A. M. dos S. Ideb, políticas educacionais e cultura de avaliação nos municípios do Ceará. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e022017, 2023. DOI: 10.51281/impa.e022017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/8766. Acesso em: 24 abr. 2024.