Predisposições dos professores sobre a aprendizagem lúdica

implicações para a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8325

Palavras-chave:

Aprendizagem lúdica, Ensino Remoto de Emergencial, Predisposição dos professores

Resumo

Durante a Covid-19, as escolas adotaram o Ensino Remoto Emergencial e os professores tiveram a oportunidade de utilizar metodologias baseadas na aprendizagem lúdica (brincar livre e guiado, etc.). Nesse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa sobre as predisposições de 157 professores brasileiros para a aprendizagem lúdica, comparando-se experiência docente, nível educacional e tipo de instituição. Os resultados obtidos a partir de um questionário previamente validado mostraram que os professores do ensino fundamental I (6-10 anos) e das escolas municipais estão mais predispostos ao aprendizado lúdico, o qual utilizam com mais frequência e o consideram mais adequado ao Ensino Remoto Emergencial. Por outro lado, os professores das escolas municipais e estaduais relataram menos apoio na formação docente voltada para a diversificação didática e perceberam mais dificuldades durante o Ensino Remoto Emergencial. Além disso, essas dificuldades estão significativamente relacionadas à não diversificação das atividades no período.

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Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues-Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos, Brasil. Estudante do programa de doutorado em Educação pela Universidade de Girona (UdG), Espanha. Membro do Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA) da UdG.

Ángel Alsina, Universidad de Girona

Professor titular do Departamento de Didáticas Específicas e Diretor da Cátedra de Didática das Matemáticas M. Antònia Canals da Universidade de Girona (UdG), Espanha. Investigador Principal do Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA) da UdG.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

RODRIGUES-SILVA, J. .; ALSINA, Ángel. Predisposições dos professores sobre a aprendizagem lúdica: implicações para a formação docente. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8325, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8325. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8325. Acesso em: 4 maio. 2024.