Teatro aplicado no ensino superior

um projeto inovador para a formação inicial de educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.5528

Palavras-chave:

Teatro em Educação, Teatro Aplicado, Inovação Educacional, Universidade, Competências Curriculares

Resumo

Drama apresenta múltiplas possibilidades para promover e melhorar as habilidades de comunicação, literária e emocional em futuros educadores. O teatro e a dramatização têm um impacto direto na afetividade, provocando um aprendizado verdadeiramente significativo com capacidade de transformação, dentro de um ambiente lúdico. Neste artigo, apresentamos o desenho de uma proposta inovadora no contexto universitário, que introduz o teatro como estratégia educacional nos quatro bacharelados ministrados na Faculdade de Educação (Educação Pré-Escolar, Educação Primária, Educação Social e Pedagogia) da Universidade de Granada (Espanha). Este projeto é implementado por uma equipe interdisciplinar composta por especialistas em educação e dramaturgia. O ponto de partida para este trabalho emerge da confiança no potencial da educação e comunicação através das palavras, e também através das artes. O objetivo fundamental é desenvolver novas competências curriculares nos estudantes participantes que possam ser essenciais para transformar a sociedade atual em crise. Os resultados deste projeto ajudariam a alcançar uma educação lingüístico-literária plena, criativa e emocional, ajudada pelo impulso e animação à leitura de textos literários, filosóficos e sociais, ao mesmo tempo em que mostraria compromisso com a sociedade complexa e diversificada de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina del Moral-Barrigüete, Universidad de Granada

Professora permanente no Departamento de Didática da Língua e Literatura (espanhol), desde 2018. Graduada em Filologia Hispânica (1993-1998) e Doutora em Educação pela Universidade de Granada, onde trabalha atualmente. Ela tem mais de doze anos de experiência no ensino universitário e muitos outros como professora de espanhol como língua estrangeira em vários centros de línguas nacionais e internacionais. Pertence ao grupo de pesquisa ÉTIMO (HUM-508, https://hum508.ugr.es/), e sua pesquisa está atualmente focada na formação de leitores (Projeto I + D + i, 2018, RTI2018---093825---B---I00) e em projetos de inovação em artes cênicas na educação, entre outros projetos internacionaes. Ela é membro de várias redes internacionais como a RELEED e a Rede Iberoamericana de Estudos da Oralidade ou Teatro/drama e educativa em vermelho.

Belén Massó Guijarro, Universidad de Granada

FPU Fellow (Treinamento de professores universitários), contrato pré-doutoral LEI 14/2011 FPU, Departamento de Didática e Organização Escolar, Universidade de Granada.

Referências

ACKROYD, J. Applied theatre: problems and possibilities. Applied Theatre Journal, v. 1, p. 1-13, 2000.

AGUIAR, J. Applied theatre in peacebuilding and development. Journal of Peacebuilding and Development, v. 15, n. 1, p. 45-60, 2020.

ALLAN, J. Inclusive education and the arts. Cambridge Journal of Education, v. 44, n. 4, p. 511-523, 2014.

BALDWIN, P. El arte dramático aplicado a la educación. Madrid: Morata, 2014.

BITTENCOURT, D. R.; BASSALO, L. M. B. B. “O corpo é voz, mas na Educação Física não: compreensões sobre corpo na formação docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, e4091, 2021.

BOAL, A. Juegos para actores y no actores. Barcelona: Alba, 2011.

CAPOUS-DESYLLAS, M.; MORGAINE, K. Creating social change through creativity: anti-oppressive. USA: Palgrave Macmillan, 2018.

CONESA, E.; ANGOSTO, S. La expresión corporal y danza en la Educación Física de secundaria y bachillerato. Cuadernos de Psicología del Deporte, Murcia, v. 17, n. 2, p. 111-120, 2017.

DOBSON, T.; STEPHENSON, L. Challenging boundaries to cross: primary teachers exploring drama pedagogy for creative writing with theatre educators in the landscape of performativity. Professional Development in Education, v. 46, p. 245-255, 2018.

FELIPPE, M. G.; GOUVÊA DA SILVA, A. F. Prática teatral no ensino de Ciências: limites e possibilidades. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 5, p. 147-163, 2017.

FERNÁNDEZ-LÓPEZ, M. Á. Para qué el arte: reflexiones en torno al arte y su educación en tiempos de crisis. Madrid: Fundamentos, 2015.

FERNÁNDEZ RIAL, R. Expresión dramática e teatral para a clase de linguas no ensino secundario: un estudo teórico-práctico. 2016. Tesis – Universidad de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2016.

FLENSNER, K. K.; LARSSON, G.; SÄLJÖ, R. Jihadists and refugees at the theatre: global conflicts in classroom practices in Sweden. Education Sciences, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2019.

GARCÍA-GARCÍA, J. J.; PARADA-MORENO, N. J.; OSSA-MONTOYA, A. F. El drama creativo una herramienta para la formación cognitiva, afectiva, social y académica de estudiantes y docentes. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, v. 15, n. 2, p. 839-859, 2017.

GARCÍA GÓMEZ, T.; DE VICENTE HERNANDO, C. The forum-theatre as a didactic tool for the educational change. Educación XX1, Madrid, v. 23, n. 1, p. 437-458, 2020.

LAGE-GÓMEZ, C.; CREMADES-ANDREU, R. Theorising ‘participatory creativity’ in music education: unpacking the whole process at a Spanish secondary school. Music Education Research, v. 22, n. 1, p. 54-67, 2020.

MACKEY, S. Applied Theatre and practice as research: polyphonic conversations. Research in Drama Education, v. 21, n. 4, p. 478–491, 2016.

MCKENNA, J. Creating community theatre for social change. Studies in Theatre and Performance, n. 34, p. 84-89, 2014.

MÉNDEZ-MARTÍNEZ, E. Movimiento Nacional por el Teatro en Educación. ¡Empecemos!. Revista de Artes Performativas, Educación y Sociedad, Asturias, v. 1, n. 1, p. 7-10, 2019.

MÉNDEZ-MARTÍNEZ, E.; FERNANDEZ-RIO, J. Effects of a theatrical improvisation programme on students’ motor creativity. Research in Drama Education, v. 26, n. 2, p. 268-282, 2020.

MOLINA GARCÍA, M. J.; DEL MORAL-BARRIGÜETE, C. El fomento de la lectura como ‘hábito saludable’ en los futuros maestros: un estudio exploratorio. In: ANTONIO MARÍN, J. et al. (ed.). Inclusión, tecnología y sociedad: investigación e innovación en educación. Madrid: Dyckinson, 2019. p. 1549-1561.

MOTOS, T. et al. Otros escenarios para el teatro. Ciudad Real: Ñaque, 2013.

MOTOS, T.; NAVARRO, A. ¿Hacia dónde puede ir el teatro en la educación?. Trayectoria: Práctica Docente en Educación Artística, Buenos Aires, v. 9, p. 10-41, 2021.

MOTOS, T.; FERRANDIS, D. Teatro aplicado. Teatro del oprimido, teatro playback, dramaterapia. Barcelona: Octaedro, 2015.

MUÑOZ BELLERIN, M.; CORDERO RAMOS, N. La creación colectiva teatral. Método de acción social y resistencia con el colectivo de Personas sin Hogar en Sevilla, España. Estudios Políticos, Ciudaae México, DF, n. 50, p. 42-61, 2017.

NAVARRO SOLANO, M. R. La formación inicial del profesorado en las universidades públicas españolas para el uso dela dramatización en el aula. Enseñanza & Teaching: Revista Interuniversitaria de Didáctica, Sevilla, v. 21, p. 181-198, 2003.

NAVARRO, M. R. Drama y transformación: su metodología y práctica educativa. Revista de Ciencias de la Educación: Órgano del Instituto Calasanz de Ciencias de la Educación, Madrid, v. 227, p. 317-336, 2011.

NÚÑEZ CUBERO, L.; NAVARRO SOLANO, M. R. Dramatización y educación: aspectos teóricos. Teoría de la Educación, Salamanca, v. 19, p. 225-252, 2007.

NURI, E.; BAYRAM TOPDAL, E. Using drama in school development. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 141, p. 566-570, 2014.

PALOMERO PESCADOR, J. E.; FERNÁNDEZ DOMÍNGUEZ, M. R.; TERUEL MELERO, M. P. La formación de los maestros en España: tiempos de cambio. Revista Educación y Pedagogía, Antioqua, v. 20, n. 50, p. 33-58, 2008.

PALKKI, J. “My voice speaks for itself”: the experiences of three transgender students in American Secondary School Choral Programs. International Journal of Music Education, v. 38, n. 1, p. 126-146, 2020.

QUILES, M. C. Discurso publicitario e intertextualidad: itinerarios para la formación comunicativa del profesorado. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 1, e3455, 2021.

ROKKA, S. et al. Effect of dance aerobic programs on intrinsic motivation and perceived task climate in secondary school students. International Journal of Instruction, v. 12, n. 1, p. 641-654, 2019.

SEDANO-SOLÍS, A. S. El teatro aplicado como campo interdisciplinario de investigación en los estudios teatrales. Artnodes: Revista de Arte, Ciencia y Tecnología, Barcelona, v. 23, p. 104-113, 2019.

VIEITES-GARCÍA, M. F. La investigación teatral en una perspectiva educativa: retos y posibilidades. Educatio Siglo XXI, Murcia, v. 33, n. 2, p. 11-30, 2015.

Publicado

2022-01-01

Como Citar

DEL MORAL-BARRIGÜETE, C.; MASSÓ GUIJARRO, B. Teatro aplicado no ensino superior: um projeto inovador para a formação inicial de educadores. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e5528, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.5528. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5528. Acesso em: 21 nov. 2024.