Teatro aplicado no ensino superior

um projeto inovador para a formação inicial de educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.5528

Palavras-chave:

Teatro em Educação, Teatro Aplicado, Inovação Educacional, Universidade, Competências Curriculares

Resumo

Drama apresenta múltiplas possibilidades para promover e melhorar as habilidades de comunicação, literária e emocional em futuros educadores. O teatro e a dramatização têm um impacto direto na afetividade, provocando um aprendizado verdadeiramente significativo com capacidade de transformação, dentro de um ambiente lúdico. Neste artigo, apresentamos o desenho de uma proposta inovadora no contexto universitário, que introduz o teatro como estratégia educacional nos quatro bacharelados ministrados na Faculdade de Educação (Educação Pré-Escolar, Educação Primária, Educação Social e Pedagogia) da Universidade de Granada (Espanha). Este projeto é implementado por uma equipe interdisciplinar composta por especialistas em educação e dramaturgia. O ponto de partida para este trabalho emerge da confiança no potencial da educação e comunicação através das palavras, e também através das artes. O objetivo fundamental é desenvolver novas competências curriculares nos estudantes participantes que possam ser essenciais para transformar a sociedade atual em crise. Os resultados deste projeto ajudariam a alcançar uma educação lingüístico-literária plena, criativa e emocional, ajudada pelo impulso e animação à leitura de textos literários, filosóficos e sociais, ao mesmo tempo em que mostraria compromisso com a sociedade complexa e diversificada de hoje.

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Biografia do Autor

Cristina del Moral-Barrigüete, Universidad de Granada

Professora permanente no Departamento de Didática da Língua e Literatura (espanhol), desde 2018. Graduada em Filologia Hispânica (1993-1998) e Doutora em Educação pela Universidade de Granada, onde trabalha atualmente. Ela tem mais de doze anos de experiência no ensino universitário e muitos outros como professora de espanhol como língua estrangeira em vários centros de línguas nacionais e internacionais. Pertence ao grupo de pesquisa ÉTIMO (HUM-508, https://hum508.ugr.es/), e sua pesquisa está atualmente focada na formação de leitores (Projeto I + D + i, 2018, RTI2018---093825---B---I00) e em projetos de inovação em artes cênicas na educação, entre outros projetos internacionaes. Ela é membro de várias redes internacionais como a RELEED e a Rede Iberoamericana de Estudos da Oralidade ou Teatro/drama e educativa em vermelho.

Belén Massó Guijarro, Universidad de Granada

FPU Fellow (Treinamento de professores universitários), contrato pré-doutoral LEI 14/2011 FPU, Departamento de Didática e Organização Escolar, Universidade de Granada.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

MORAL-BARRIGÜETE, C. del; MASSÓ GUIJARRO, B. Teatro aplicado no ensino superior: um projeto inovador para a formação inicial de educadores. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e5528, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.5528. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5528. Acesso em: 26 jan. 2022.