O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais

auxílio à adoção de regras essenciais à vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1792

Palavras-chave:

Educação do Campo, Jogos Multisseriado, Rural

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de divulgar algumas das ações desenvolvidas durante a execução do projeto “Recursos didáticos: os jogos como instrumentos auxiliares do ensino transversal de regras à formação de valores significativos à vida do mundo rural”, desenvolvido, no ano de 2018, no Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para contribuir com a educação dos sujeitos do mundo rural, em particular aqueles que estudassem em escolas rurais multisseriadas, partimos de autores como Freire (1983), Macedo (2008), Santos (2013), Tarouco (2004), entre outros, focalizando o uso de jogos como recursos didáticos auxiliares do ensino. O público-alvo incluiu professores e alunos de escolas rurais de Pirpirituba (PB). Após o desenvolvimento desse trabalho, foi possível perceber a importância dos jogos como facilitadores da resolução de problemas/dificuldades e da superação de desafios que surgem no ensino em turmas multisseriadas, demonstrando a importância das atividades respeitando as singularidades de cada sujeito/contexto.

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Biografia do Autor

Nilvania dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor adjunto nível IV da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Campus III (CCHSA) e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Campus I da UFPB. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, cognitivo e/ou moral; Educação do campo; Pedagogia do Movimento; Formação de professores.

Joana D`arc Fontes Azevedo Silva, Universidade Federal da Paraíba

Bolsista do Projeto de ensino “Contribuições para o processo de formação de profissionais da educação para escolas no/do campo em Pirpirituba – PB”, aprovado no Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN 2018) da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB; discente do Curso de Pedagogia do CCHSA e integrante NEMDR.

Ruth Tomaz da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Bolsista do projeto de ensino “Contribuições para o processo de formação de profissionais da educação para escolas no/do campo em Pirpirituba – PB”, aprovado no Programa de Bolsas de Licenciatura (PROLICEN 2018) da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB; discente do Curso de Pedagogia do CCHSA e integrante NEMDR.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

SILVA, N. dos S.; SILVA, J. D. F. A.; COSTA, R. T. da. O jogo em turmas multisseriadas de escolas rurais: auxílio à adoção de regras essenciais à vida. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 93–114, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1792. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1792. Acesso em: 26 dez. 2024.