O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v3i7.178

Palavras-chave:

Educação, Criança, Ludicidade, Leitura

Resumo

Visa-se problematizar sobre a formação do leitor criança, no que se refere a uma aprendizagem significativa da leitura, considerando a brincadeira como um meio para tal. Como autores centrais, consultaram-se Vygotsky, Bakhtin e Leontiev. Parte-se da compreensão de que os processos desse tipo de aprendizagem envolvem tanto a atividade do aprendiz como também as trocas discursivas que a permeiam. Portanto, o ambiente escolar na educação infantil deve promover condições de participação coletiva à criança, por exemplo, pela via lúdica, mediante as quais ela atue para construir e atribuir sentido às novas aprendizagens. Apresenta-se como as crianças relacionam-se de maneira lúdica com o livro e a especial atenção dada por elas ao “livro-jogo”, através de uma pesquisa realizada acerca do acesso à literatura infantil em uma escola pública da cidade de Fortaleza-CE.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

QUIXADA, L. M.; LINS, S. G. D. S.; TAVARES, A. C. P. O lúdico como atividade discursiva e como uma via para a formação do leitor: e relato de pesquisa em uma escola pública em Fortaleza-CE. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 7, p. 182–199, 2018. DOI: 10.25053/redufor.v3i7.178. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/178. Acesso em: 21 nov. 2024.