Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7339

Palavras-chave:

Jogo, Dialética, Teoria Histórico-Cultural, Formação docente

Resumo

O artigo apresenta-se com o objetivo de analisar as relações dialéticas da brincadeira e do jogo no campo da educação, como atividades que promovem o desenvolvimento humano em uma perspectiva histórico-social-cultural e dialética, referenciando-se nas teorias de Elkonin (2009, 2017), Vigotski (1996, 2008, 2017), Leontiev (1983, 2010), Luria (1992, 2010) e Wallon (1975, 2007). Tem-se como problema: quais determinações teóricas os autores Elkonin, Vigotski, Leontiev, Luria e Wallon apresentam quanto à percepção e ao desenvolvimento da brincadeira e do jogo como atividade, desenvolvimento humano e recurso de ensino? Nessa perspectiva, destacam-se elementos fundamentais nas teorias dos autores mencionados determinando suas principais contribuições para sustentar as ações do trabalho docente. Apoia-se no método histórico-dialético para análise, evidenciado na obra de Marx (1968, 1982) e de Vicente (2007). Em seguida, desenvolvem-se algumas considerações, sinalizando uma aproximação teórica, por meio do materialismo histórico-dialético sobre os conhecimentos da brincadeira e do jogo, desenvolvendo categorias de totalidade, contradição, movimento e transformação.

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Biografia do Autor

Bruno Silva Silvestre, Universidade Federal de Goiás

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática UFG. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professor da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia), do Colégio LASSALE e do Ensino Superior (INSTITUTO WALLON)(UNIFAN). Integrante do GEMat, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática e também do GT 07 sobre a formação de professores que ensinam matemática da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Ivone Garcia Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

SILVESTRE, B. S.; BARBOSA, I. G. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e7339, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e7339. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339. Acesso em: 21 dez. 2024.