Desafios da Educação Integral na Amazônia Paraense: o papel da formação de gestores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14187

Palavras-chave:

Educação integral, Gestores, Escola

Resumo

O presente artigo explora a educação em tempo integral, com foco nos aspectos imateriais e na atuação dos gestores na Região Metropolitana de Santarém (RMS/PA). O objetivo central é analisar a educação em tempo integral, considerando aspectos relacionados ao trabalho dos gestores, a circulação de informações estratégicas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem o conhecimento e a comunicação como elementos essenciais para garantir essa modalidade de ensino. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o estudo aborda a importância estratégica de elementos voltados as condições imateriais de trabalho da gestão da escola para consolidar um projeto de educação para a transformação estrutural da sociedade. Conclui-se que a educação em tempo integral evidencia a necessidade de uma gestão educacional que promova e desenvolva ações coletivas nas escolas, fundamentadas em políticas públicas e legislação específica.

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Biografia do Autor

Eriane Oliveira Sousa, Universidade do Oeste do Pará

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFOPA; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR (UFOPA); Bolsista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - FAPESPA.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da UFOPA. Vice-coordenadora do PPGE/UFOPA. Pesquisadora PQ2 no CNPQ.

Leandro Sartori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutor pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Professor adjunto da UERJ no departamento de Gestão de Sistemas Educacionais. Professor permanente no PPGECC.  Editor-chefe da Revista Periferia.

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Publicado

2025-01-05

Como Citar

SOUSA, E. O.; COLARES, M. L. I. S.; SARTORI, L. Desafios da Educação Integral na Amazônia Paraense: o papel da formação de gestores. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e14187, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e14187. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14187. Acesso em: 10 fev. 2025.