EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA, FORMAÇÃO E DESAFIOS

Palavras-chave: Docência, formação, educação infantil

Resumo

Considerando que o exercício analítico histórico é essencial na compreensão e superação das barreiras que travam o desenvolvimento das políticas públicas voltadas à melhoria da Educação Infantil em nosso país, propomo-nos, neste artigo, apresentar alguns elementos históricos sobre as origens distintas das creches e pré-escolas, discutir os papéis assumidos pelos professores de Educação Infantil ao longo dos séculos e, por fim, identificar quais são os desafios a serem enfrentados na formação docente nos dias atuais. Defendemos que a melhoria na qualidade dos serviços de educação oferecidos às crianças pequenas depende do comprometimento com uma formação de qualidade de seus professores, mas também de uma ampla conscientização da sociedade sobre a importância de o Estado brasileiro priorizar a educação, especialmente a infantil, em sua política orçamentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Dioney Fonseca, Universidade Federal do oeste do Pará

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa). 

Anselmo Alencar Colares, Universidade Federal do oeste do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp). Professor Titular do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa). 

Sinara Almeida da Costa, Universidade Federal do oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa). 

Publicado
2019-06-18
Como Citar
FONSECA, A.; COLARES, A.; DA COSTA, S. EDUCAÇÃO INFANTIL: HISTÓRIA, FORMAÇÃO E DESAFIOS. Educação & Formação, v. 4, n. 12 set/dez, 18 jun. 2019.