Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.2977

Palavras-chave:

Bilinguismo, Bilinguismo precoce, Impactos, Metodologias, Formação de professores

Resumo

A pesquisa consiste na apresentação das divergências em torno do termo bilinguismo. O objetivo foi investigar o que de fato é preciso para alguém ser considerado bilíngue partindo de uma definição léxica, cronológica e a partir da visão de alunos de língua estrangeira. Para isso, realizou-se uma pesquisa de estudo de caso em que foi elaborada uma enquete para observar o que discentes do curso de graduação em Letras e outros cursos, que possuem contato com a língua inglesa de uma universidade, sabem ou não sobre o assunto. Posteriormente, como relevância fizemos uma análise dos impactos tanto positivos quanto negativos que podem ocorrer no bilinguismo precoce, assim como, analisamos os fatores que podem viabilizar ou inviabilizar o bilinguismo no período correspondente a pré-escola. Por último, apresentamos alguns métodos de ensino-aprendizagem, finalizando com o método de Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos, que consideramos ser o mais adequado no ensino de uma língua estrangeira na infância, devido às inúmeras vantagens que ele apresenta.

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Biografia do Autor

Ana Paula Pohl, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Especialização em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL, Brasil (2019). Bolsista do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) por 1 ano. Atualmente é professora no Colégio Gaspar Silveira Martins-RS e Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen-RS. 

Karen Andresa Teixeira Santorum, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM e membro dos seguintes Grupos de Pesquisa registrados no CNPQ: Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) filiado à Linha de Pesquisa da UFSM "Linguagem no Contexto Social"; Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS "Estudos da linguagem" e é membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL). Colaboradora do projeto de pesquisa "Laboratório virtual de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon): pesquisa, ensino e extensão" e dos projetos "LabEOn: Ensino de Línguas a distância via Extensão Universitária".

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2015). Especialista em Saúde Pública pala Universidade Estadual do Ceará (2017). Graduanda em Pedagogia pela Estácio - CE. Organizou e lançou o primeiro livro brasileiro sobre úlceras por pressão, intitulado "Úlceras por pressão: uma abordagem multidisciplinar"(2012).

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Publicado

2019-05-02

Como Citar

POHL, A. P.; SANTORUM, K. A. T.; BRANDENBURG, C. Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 197–214, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11mai/ago.2977. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2977. Acesso em: 21 nov. 2024.