Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.2977

Palavras-chave:

Bilinguismo, Bilinguismo precoce, Impactos, Metodologias, Formação de professores

Resumo

A pesquisa consiste na apresentação das divergências em torno do termo bilinguismo. O objetivo foi investigar o que de fato é preciso para alguém ser considerado bilíngue partindo de uma definição léxica, cronológica e a partir da visão de alunos de língua estrangeira. Para isso, realizou-se uma pesquisa de estudo de caso em que foi elaborada uma enquete para observar o que discentes do curso de graduação em Letras e outros cursos, que possuem contato com a língua inglesa de uma universidade, sabem ou não sobre o assunto. Posteriormente, como relevância fizemos uma análise dos impactos tanto positivos quanto negativos que podem ocorrer no bilinguismo precoce, assim como, analisamos os fatores que podem viabilizar ou inviabilizar o bilinguismo no período correspondente a pré-escola. Por último, apresentamos alguns métodos de ensino-aprendizagem, finalizando com o método de Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos, que consideramos ser o mais adequado no ensino de uma língua estrangeira na infância, devido às inúmeras vantagens que ele apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pohl, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Especialização em Metodologia de ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI, FAMESUL, Brasil (2019). Bolsista do programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) por 1 ano. Atualmente é professora no Colégio Gaspar Silveira Martins-RS e Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen-RS. 

Karen Andresa Teixeira Santorum, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Mestrado em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019). Atualmente é Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM e membro dos seguintes Grupos de Pesquisa registrados no CNPQ: Sistêmica, Ambientes, Linguagens (SAL) filiado à Linha de Pesquisa da UFSM "Linguagem no Contexto Social"; Grupo de Pesquisa Sistêmico-Funcional (GPESF) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS "Estudos da linguagem" e é membro da Associação de Linguística Sistêmico Funcional da América Latina (ALSFAL). Colaboradora do projeto de pesquisa "Laboratório virtual de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon): pesquisa, ensino e extensão" e dos projetos "LabEOn: Ensino de Línguas a distância via Extensão Universitária".

Cristine Brandenburg, Universidade Federal do Ceará-UFC

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2015). Especialista em Saúde Pública pala Universidade Estadual do Ceará (2017). Graduanda em Pedagogia pela Estácio - CE. Organizou e lançou o primeiro livro brasileiro sobre úlceras por pressão, intitulado "Úlceras por pressão: uma abordagem multidisciplinar"(2012).

Referências

ABU-EL-HAJ, M. F.; FIALHO, L. M. F. Formação docente e práticas pedagógicas multiculturais críticas. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, p. 1-27, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/17109. Acesso em: 10 set. 2019.

ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F. Currículo na educação infantil: o que pensam os professores?. Revista Praxis Educacional, Bahia, v. 15 n. 31, p. 251-272, 2019. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4672. Acesso em: 1º mar. 2019.

BEGO, A. M. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 3-24, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98. Acesso em: 7 abr. 2019.

BLOOMFIELD, L. Language. New York: Henry Holt. 1933.

DAVID, R. S. Professor quanto mais cedo é melhor? O papel diferencial da educação bilíngue. Revistax, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 178-193, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/51970. Acesso em: 13 ago. 2017.

FIALHO, L. M. F.; SANTANA, J. R.; BRANDENBURG, C. La calidad de vida infantil y sus dimensiones: percepción de escolares. Barbarói: Revista do Departamento de Ciências Humanas, Santa Cruz do Sul, n. 45, p. 227-241, 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/5065. Acesso em: 18 dez. 2018.

FORTES, L. The emergence of bilingual education discourse in Brazil: bilingualism, language policies, and globalizing circumstances. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, United Kingdom, v. 20, n. 5, p. 1-10, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13670050.2015.1103207?journalcode=rbeb20. Acesso em: 20 maio 2016.

FRIZZO, C. E. O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo. 2013. 55 f. TCC (Graduação em Letras) – Programa de Graduação em Letras, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2170/tcc%20final%20celina%20eliane%20frizzo.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 abr. 2016.

GARCÍA, O. Bilingual education in the 21st century: a global perspective. Hong Kong: Wiley-Blackwell, 2008.

GENÚ, M. S. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856. Acesso em: 10 abr. 2016.

GEORGIOU, S. L. Transition into CLIL: guidelines for the beginning stages of CLIL. In: GEORGIOU, S. I.; PAVLOU, P. (Org.). Guidelines for CLIL implementation in primary and pre-primary education. [S.l.]: Comissão União Europeia, Socrates Comenius, 2011. p. 34-54.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 6. ed. São Paulo: Gen/Atlas, 2017.

KIELY, R. The role of L1 in the CLIL classroom. In: GEORGIOU, S. I.; PAVLOU, P. (Org.). Guidelines for CLIL implementation in primary and pre-primary education. [S.l.]: Comissão União Europeia, Socrates Comenius, 2011. p. 55-65.

LARA, A. M. B. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 140-153, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118. Acesso em: 10 abr. 2016.

LIMA, J. S.; SANTOS, G. L. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275. Acesso em: 12 jan. 2019.

LIMBERGER, B. K.; BUCHWEITZ, A. Estudos sobre a relação entre bilinguismo e cognição: o controle inibitório e a memória de trabalho. Letrônica, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 67-87, 2012. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewfile/12253/8833. Acesso em: 10 mar. 2016.

MACNAMARA, J. How can one measure the extent of a person’s bilingual proficiency?. In: KELLY, L. G. (Ed.). Description and measurement of bilingualism: an international seminar. Toronto: University of Toronto, 1969. p. 80-119.

MARCELINO, M. Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas. Revista Intercâmbio, São Paulo, v. 19, p. 1-22, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/download/3487/2295. Acesso em: 1º abr. 2018.

MASSLER, U. et al. Effective CLIL teaching techniques. In: GEORGIOU, S. I.; PAVLOU, P. (Org.). Guidelines for CLIL implementation in primary and pre-primary education. [S.l.]: Comissão União Europeia, Socrates Comenius, 2011. p. 66-97.

MEGALE, A. H. Bilinguismo e educação bilíngue-discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 1-13, 2005. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_5_bilinguismo_e_educacao_bilingue.pdf. Acesso em: 14 abr. 2016.

MORORÓ, L. P. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122. Acesso em: 7 abr. 2018.

NOBRE, A. P. M. C.; HODGES, L. V. S. D. A relação bilinguismo-cognição no processo de alfabetização e letramento. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 180-191, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n3/v15n3a15.pdf. Acesso em: 25 mar. 2016.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. New Jersey: Lawrence Erbaum, 2001.

PENNYCOOK, A. Language as local practice. London: Routledge, 2010.

POHL, A. P. Impactos do bilinguismo na pré-escola. 2016. TCC (Graduação em Letras) – Programa de Graduação em Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2016. 78 f. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/1241. Acesso em: 12 mar. 2017.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 88-109, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93. Acesso: 13 ago. 2017.

STEIERT, C.; MASSLER, U. Effective CLIL teaching techniques. In: GEORGIOU, S. I.; PAVLOU, P. (Org.). Guidelines for CLIL implementation in primary and pre-primary education. [S.l.]: Comissão União Europeia, Socrates Comenius, 2011. p. 98-113.

TITONE, R. On the bilingual person. Roma: Biblioteca di Quaderni d’italianistica, 1972.

VAID, J. Bilingailism. In: RAMACHANDRAN, V. S. (Ed.). Encyclopedia of the Human Brain. San Diego: Academic, 2002. p. 417-434.

VERDUGO, M. D. R. CLIL varieties across Europe. In: GEORGIOU, S. I.; PAVLOU, P. (Org.). Guidelines for CLIL implementation in primary and pre-primary education. [S.l.]: Comissão União Europeia, Socrates Comenius, 2011. p. 13-20.

WIELANDER, E. Something to talk about: integrating content and language study in higher education. 2014. Tese (Doutorado em Línguas e Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Línguas e Ciências Sociais, Universidade de Aston, Aston, 2014. Disponível em: http://www.unifg.it/sites/default/files/allegatiparagrafo/22-01-2014/wielander_what_is_clil-clil_at_aston_university.pdf. Acesso em: 10 jun. 2017.

ZIMMER, M. C.; FINGER, I.; SCHERER, L. Do bilinguismo ao multilinguismo: intersecções entre a psicolinguística e a neolinguística. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 1-28, 2008. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_11_do_bilinguismo_ao_multilinguismo.pdf. Acesso em: 20 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

POHL, A. P.; SANTORUM, K. A. T.; BRANDENBURG, C. Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 11, p. 197–214, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i11mai/ago.2977. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2977. Acesso em: 21 jun. 2024.