v. 4 n. 11 (2019): Educação & Formação

					Visualizar v. 4 n. 11 (2019): Educação & Formação
Publicado: 2019-05-01

Artigos

  • As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico – fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias

    Gorete Ramos Fonseca
    3-23
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.254
  • As representações sociais dos professores futuros do Québec sobre o papel da aprendizagem móvel como alunos

    Renata Lopes Jaguaribe Pontes, Thierry Karsenti
    24-40
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.1179
  • A solidão em ‘Zaratustra’ como elemento indicativo para a formação humana

    Valquiria Vasconcelos da Piedade Souza, Helder Félix Pereira de Souza, Lúcia Schneider Hardt
    41-59
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.485
  • A perspectiva dos estudantes diante da violência que enfraquece as relações intersubjetivas no cotidiano escolar

    Pâmela Suélli da Motta Esteves
    60-81
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.227
  • O processo de constituir-se professor na relação objetividade-subjetividade: significações acerca da mediação social na escolha pela docência

    Elayna Maria Santos Sousa, Eliana de Sousa Alencar Marques
    82-96
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.841
  • Alimentação escolar e desenvolvimento social local: O caso da aquisição de gêneros da agricultura familiar

    Ludmir dos Santos Gomes, José Arimatea Barros Bezerra
    97-116
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.899
  • Coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo

    Reis Friede, Danielle de Souza Reis, Katia Eliane Santos Avelar, Maria Geralda de Miranda
    117-141
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.924
  • A Prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de pedagogia: Um diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática

    Andressa Graziele Brandt, Márcia de Souza Hobold
    142-160
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.319
  • Formação de professor e profissionalismo: Reflexões acerca da avaliação externa

    Maria Adriana Borges dos Santos, Heraldo Simões Ferreira, Luiza Lúlia Feitosa Simões
    161-178
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.896
  • A formação docente e sua relação com a inserção profissional: Políticas docentes na rede municipal do Rio de Janeiro

    Michele Silva de Avelar, Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva, Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento
    179-196
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11.1031
  • Impactos na educação e formação através do bilinguismo na pré-escola

    Ana Paula Pohl, Karen Andresa Teixeira Santorum, Cristine Brandenburg
    197-214
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.2977
  • Saberes tradicionais, etnobotânica e o ensino de ciências: estudo em escolas públicas do Maciço de Baturité, Ceará, Brasil

    Antônio Roberto Xavier, Luana Mateus de Sousa, José Lucas Martins Melo
    215-233
    DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i11mai/ago.3355