Relatório técnico da Revista Ensino em Perspectivas referente ao ano de 2020

Autores

Palavras-chave:

Relatório Técnico, Ensino em Perspectivas, Revista

Resumo

O presente relatório tem por objetivo apresentar o panorama conciso acerca
dos elementos considerados basilares no processo de desenvolvimento da Revista
Ensino em Perspectivas (EnPe) no período compreendido entre janeiro de 2020 e
dezembro de 2020, assim como apresentar as principais características dessa
revista nesse período. Nesse ínterim, a EnPe assume o compromisso com a
disseminação de conteúdo de acesso gratuito, e o escopo é que todos os avanços
resultem em impactos positivos no processo de editoração e da conseguinte
aprimoração da qualidade da revista. No período aqui compreendido a revista
operou com as seguintes abas: Sobre, Edições atuais, Edições anteriores,
Indexadores/Bases/Signatários, Notícias e Acesso; e além disso, a equipe editorial
foi atualizada com vistas o alavancamento da qualidade da revista. Por ser uma
revista atual, ainda não foi avaliada pela Capes e não foi lhe atribuído nenhum
Qualis, no entanto, a organização e o controle da produção foi assíduo e propiciou a
disseminação de pesquisas relevantes para os campos da educação, História da
Educação e Ensino, principalmente no que concerne a este último, que é o foco
central da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará(UECE), vinculada ao Grupo de  Pesquisa  Práticas  Educativas,  Memórias  e Oralidades (PEMO)

Referências

ALMEIDA, R. P. B., CAVALCANTE, I. F., & LEMOS, E. C. (2020). Formação continuada do docente da educação profissional: contribuição do Campus ZL/IFRN. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4572

BRANDENBURG, C., & MONTE, R. S. (2020). Índices para a produção do pesquisador: um estudo de caso. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4624

COELHO, K. C. A. (2020). A educação feminina cearense pela ótica da Escola Normal (1884-1930). Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529

COSTA, M. A. A. DA, SOUZA, D. DA S., BRAÚNA, C. J. D., NOBRE, M. N. G., HOLANDA, R. M., & COLARES, A. A. (2020). Caminhos da formação docente no Brasil: aspectos históricos, legais e pedagógicos. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4575

DANTAS, F. DOS S., & TRINDADE, G. DE A. (2020). Educação de jovens e adultos e o uso das tecnologias digitais: ressignificando a práxis docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4561

FERREIRA, A. R., ATAIDE, M. W. O. DE, & FRANCISCO, D. J. (2020). Tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFAL: o que pensam os docentes?. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4570

FERREIRA NETO, J. O. O legado da Associação Terreiro para a capoeira do Ceará. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–14, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4533 Acesso em: 8 set. 2022.

FREITAS, B. M., FREITAS, M. C. de, & Cavalcante, G. F. (2020). Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510

FREITAS, M. C. DE, FREITAS, B. M. DE, & ALMEIDA, D. M. (2020). Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540

FREITAS, J. I.; BARBOSA, R. P. Formação e trabalho docente: uma reflexão sobre a hora-atividade no município de Crateús-CE. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4654. Acesso em: 8 set. 2022.

GUERRA, F. S. (2020). Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4530

JOTA, A. A. P., Medeiros Neta, O. M. de, & Medeiros, A. D. P. de. (2020). Nísia Floresta e a educação feminina no Brasil (Século XIX). Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4579

PEREIRA, A. S. . M. Apresentação do Volume 1 Número 1 (2020). Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–4, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5561. Acesso em: 8 set. 2022.

MOURA, A. C. C., PORTELA, A. DA S., & LIMA, A. M. A. DE. (2020). Uma experiência de aprendizagem cooperativa no curso de Letras. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4541

NASCIMENTO, K. A. S. DO. (2020). Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior. Ensino Em Perspectivas, 1(1), e8683. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8683

NASCIMENTO, G. A. DO, ALMEIDA, A. R. de, & Machado, C. J. dos S. (2020). Comunidade quilombola de Mituaçú: Relato de estágio docência na Escola Municipal Ovídio Tavares de Morais. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–19. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4645

OLIVEIRA NETO, B. M. de. (2020). Gestão pública da educação infantil: o trabalho coletivo em benefício de um ensino significativo. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4525

OLIVEIRA, I. A. de. A formação freireana de professores/as da educação de jovens e adultos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4677. Acesso em: 8 set. 2022.

PEIXOTO, L. F. (2020). Devir-tatuagem: neoconservadorismo, polêmica e conversa complicada na formação de professores. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4571

RIBEIRO, R. M. F. Deslocamentos forçados, políticas de acolhimento: estado português no caso dos refugiados. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–8, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4611. Acesso em: 8 set. 2022.

SOARES, L. de V.; COLARES, M. L. I. S. A educação integral em encontros regionais do grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR/UFOPA na Amazônia. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4580. Acesso em: 8 set. 2022.

SOUSA, F. G. A. DE, & SANTOS, J. M. C. T. (2020). A interdisciplinaridade e a formação cidadã em uma escola pública de Fortaleza-CE. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4574

SILVA, N. D. S., & LOPES, C. E. DA S. (2020). A “Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo”no Ensino Rural: interações essenciais ao respeito às singularidades: Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–28. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4582

Downloads

Publicado

2022-09-08

Como Citar

Sousa, F. G. A. de. (2022). Relatório técnico da Revista Ensino em Perspectivas referente ao ano de 2020. Ensino Em Perspectivas. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8702

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)