Educação de jovens e adultos e o uso das tecnologias digitais: ressignificando a práxis docente

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, EJA, Tecnologias digitais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os limites e as potencialidades do curso de formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais contribuindo para o aperfeiçoamento da prática docente dos professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partiu de uma abordagem qualitativa, apresentou uma proposta de formação continuada para docentes que atuam neste segmento, em um município do Sul da Bahia, a qual objetiva contribuir com a melhoria da qualidade educacional, capacitando-os para o uso das tecnologias digitais e promovendo novas estratégias de ensino. Os dados foram coletados a partir do diário de campo, que apresentou registros das percepções da autora deste artigo e das experiências compartilhadas com os docentes da EJA. O estudo evidenciou que a formação continuada contribuiu para encorajar e renovar a esperança de uma práxis que liberta sobre as grandes transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais aplicadas á educação.

 

Palavras-chave: Formação de professores. EJA. Tecnologias Digitais

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Biografia do Autor

Fabrícia dos Santos Dantas, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pedagoga, pela Universidade Estadual de Santa Cruz, (UESC -2018). Possui especialização em Educação científica e cidadania, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, (IF BAIANO - 2019), Professora da rede municipal de Itajuípe-Ba.

Gésus de Almeida Trindade, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano-Uruçuca/BA

Graduado em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Mestre em Educação Científica e Formação de Professor. Pedagogo do Instituto de Federal Baiano - IF Baiano, campus Uruçuca. Coordenador substituto do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidade Específicas (NAPNE); Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPSI). Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão em Tecnologias Digitais no Ensino - GPETDEN.

Referências

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Dantas, F. dos S., & Trindade, G. de A. (2020). Educação de jovens e adultos e o uso das tecnologias digitais: ressignificando a práxis docente. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4561