Educação de jovens e adultos e o uso das tecnologias digitais: ressignificando a práxis docente
Palavras-chave:
Formação de professores, EJA, Tecnologias digitaisResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os limites e as potencialidades do curso de formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais contribuindo para o aperfeiçoamento da prática docente dos professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partiu de uma abordagem qualitativa, apresentou uma proposta de formação continuada para docentes que atuam neste segmento, em um município do Sul da Bahia, a qual objetiva contribuir com a melhoria da qualidade educacional, capacitando-os para o uso das tecnologias digitais e promovendo novas estratégias de ensino. Os dados foram coletados a partir do diário de campo, que apresentou registros das percepções da autora deste artigo e das experiências compartilhadas com os docentes da EJA. O estudo evidenciou que a formação continuada contribuiu para encorajar e renovar a esperança de uma práxis que liberta sobre as grandes transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais aplicadas á educação.
Palavras-chave: Formação de professores. EJA. Tecnologias Digitais
Downloads
Referências
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M..; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 1 maio 2019.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2004.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 6. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso; DAL PRÁ, Keli Regina. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Textos & Contextos. Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 93-104,. 2007.
PRETTO, N. L. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Edufba: Salvador, 2017.
SOARES, Rômulo J. Práxis e Educação transformadora. In: Práxis e Formação Humana. MAIA, L. A.; SOARES, J. Rômulo; FRAGA, Regina. C. Q. (orgs.). Fortaleza: EdUECE, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabrícia dos Santos Dantas, Gésus de Almeida Trindade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.