Educação de jovens e adultos e o uso das tecnologias digitais: ressignificando a práxis docente
Palavras-chave:
Formação de professores, EJA, Tecnologias digitaisResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os limites e as potencialidades do curso de formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais contribuindo para o aperfeiçoamento da prática docente dos professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partiu de uma abordagem qualitativa, apresentou uma proposta de formação continuada para docentes que atuam neste segmento, em um município do Sul da Bahia, a qual objetiva contribuir com a melhoria da qualidade educacional, capacitando-os para o uso das tecnologias digitais e promovendo novas estratégias de ensino. Os dados foram coletados a partir do diário de campo, que apresentou registros das percepções da autora deste artigo e das experiências compartilhadas com os docentes da EJA. O estudo evidenciou que a formação continuada contribuiu para encorajar e renovar a esperança de uma práxis que liberta sobre as grandes transformações provocadas pelas novas tecnologias digitais aplicadas á educação.
Palavras-chave: Formação de professores. EJA. Tecnologias Digitais
Downloads
Referências
BRANDENBURG, C.; PEREIRA, A. S. M..; FIALHO, L. M. F. Práticas reflexivas do professor reflexivo: experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 1 maio 2019.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2004.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 6. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.
LIMA, Telma Cristiane Sasso; MIOTO, Regina Célia Tamaso; DAL PRÁ, Keli Regina. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Textos & Contextos. Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 93-104,. 2007.
PRETTO, N. L. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Edufba: Salvador, 2017.
SOARES, Rômulo J. Práxis e Educação transformadora. In: Práxis e Formação Humana. MAIA, L. A.; SOARES, J. Rômulo; FRAGA, Regina. C. Q. (orgs.). Fortaleza: EdUECE, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fabrícia dos Santos Dantas, Gésus de Almeida Trindade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.