Devir-tatuagem: neoconservadorismo, polêmica e conversa complicada na formação de professores
Palavras-chave:
Polêmica, Conversas complicadas, Formação de professoresResumo
A partir de uma narrativa autobiográfica de uma atividade desenvolvida em uma disciplina, narro minha percepção sobre minha própria prática docente, considerando a importância dos movimentos sociais em minha formação e da compreensão da atividade docente, como uma atividade de militância. Trago narrativas sobre uma prática realizada, a exibição do filme Tatuagem e as conversas complicadas (PINAR, 20009) que decorreram desta exibição. Ao final, analisando o cenário brasileiro neoconservador, faço algumas reflexões sobre “o fracasso” da prática vivenciada.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. “Polêmica, Política e Problematizações”: entrevista com P. Rabinow, maio de 1984. IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, volume V: ética. sexualidade. Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
MILLER, Janet. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2043 - 2063 out./dez. 2014.
OLIVEIRA, Inês B. Currículo e processos de aprendizagem ensino: políticas práticas educacionais cotidianas. Currículo sem Fronteiras. v.13, p.375 - 391, 2013.
PINAR, William F. O que é a Teoria do Currículo? Porto: Porto Editora, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.) As vozes do mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Leonardo Ferreira Peixoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.