Devir-tatuagem: neoconservadorismo, polêmica e conversa complicada na formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Polêmica, Conversas complicadas, Formação de professores

Resumo

A partir de uma narrativa autobiográfica de uma atividade desenvolvida em uma disciplina, narro minha percepção sobre minha própria prática docente, considerando a importância dos movimentos sociais em minha formação e da compreensão da atividade docente, como uma atividade de militância. Trago narrativas sobre uma prática realizada, a exibição do filme Tatuagem e as conversas complicadas (PINAR, 20009) que decorreram desta exibição. Ao final, analisando o cenário brasileiro neoconservador, faço algumas reflexões sobre “o fracasso” da prática vivenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas. Editor da Revista Vagalumear.

Referências

FOUCAULT, Michel. “Polêmica, Política e Problematizações”: entrevista com P. Rabinow, maio de 1984. IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos, volume V: ética. sexualidade. Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MILLER, Janet. Teorização do currículo como antídoto contra/na cultura da testagem. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03 p. 2043 - 2063 out./dez. 2014.

OLIVEIRA, Inês B. Currículo e processos de aprendizagem ensino: políticas práticas educacionais cotidianas. Currículo sem Fronteiras. v.13, p.375 - 391, 2013.

PINAR, William F. O que é a Teoria do Currículo? Porto: Porto Editora, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa (org.) As vozes do mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Peixoto, L. F. (2020). Devir-tatuagem: neoconservadorismo, polêmica e conversa complicada na formação de professores. Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4571