Tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFAL: o que pensam os docentes?

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação de professores, Pedagogia

Resumo

O artigo discute de que modo os professores do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) têm ressignificado as recomendações legais sobre formação de professores para integrar as TDIC aos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevista com cinco professores do curso de Pedagogia. Os dados foram analisados via análise de conteúdo com apoio do software IRaMuTeQ. Constatou-se que os documentos legais não são tão citados, mas a formação com tecnologias digitais tem forte apelo pedagógico, sendo que se utilizam diversas tecnologias para formação de pedagogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Rocha Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Atualmente é professor de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas - SEDUC/AL. Estuda a implementação das Tecnologias Digitais nas interfaces da Educação e da Saúde, com ênfase nos temas: jogos digitais, exergames, educação escolar e universitária, exercício físico e saúde mental. Integrante do Grupo de Pesquisas Saúde Mental, Ética e Educação (UFAL) e do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais (UFAL).

Mayara Waleska Oliveira de Ataide, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2018). Pós-graduanda em Psicopedagogia Escolar pela UNINASSAU. Atualmente professora do Colégio Maria Montessori. Tem experiência na área da Tecnologia, com ênfase no âmbito educacional e infantil. Em 2015, integrei um projeto de PIBIC-UFAL com a seguinte linha de pesquisa: O cuidado ético em pesquisas online e em ambientes virtuais de aprendizagem: O que pensam e fazem os pesquisadores. Em 2016-2017, bolsista de Iniciação Científica do CNPq na empresa Universidade Federal de Alagoas - UFAL, tendo em foco o seguinte tema: Formação inicial de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental para integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação aos processos de ensino e aprendizagem: estudo de caso instrumental em cursos de Pedagogia de três universidades públicas federais.

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Minha formação é na área das Ciências Humanas e Tecnologias Digitais. Possuo graduação em Psicologia (1993) e Licenciatura em Psicologia(1996), Mestrado em Educação (1998) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente sou professora Associado II da UFAL, estando lotada no Centro de Educação, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFAL e editora da Revista Debates em Educação. Sou professora e orientadora no PPGE-UFAL e PPGCTI-UFERSA. Tenho PosDoc no PPGFHC/UFBA. Tenho experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, ética, tecnologias digitais, informática na educação.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. São Paulo: Pearson, 2012.

CARNEIRO, Jéssica do Nascimento. O discurso dos docentes sobre tecnologias digitais da informação e comunicação na formação dos discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, dez. 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 jan. 2021.

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-96.

SANTOS, Adriana; TEIXEIRA, Adriano. A formação de professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do século XXI. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 25. , 2019, Brasília. Anais Eletrônicos [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 831-838. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13232. Acesso em: 06 jan. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. O professor em ambientes virtuais: condições, perfil e competências. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 118-165.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

SANTOS, Hercules Pimenta. O professor diante da demanda do aluno do XXI: trabalhando com tecnologias e mídias de potencial educativo. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 24, p. 245-258, ago. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7030. Acesso em: 06 jan. 2021.

UFAL. Universidade Federal de Alagoas. Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia. Maceió: UFAL, 2006.

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Ferreira, A. R., Ataide, M. W. O. de, & Francisco, D. J. (2020). Tecnologias digitais no curso de Pedagogia da UFAL: o que pensam os docentes?. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4570