Nísia Floresta e a educação feminina no Brasil (Século XIX)

Autores

Palavras-chave:

Educação feminina, História das mulheres, Nísia Floresta

Resumo

A norte-rio-grandense Dionísia Gonçalves Pinto, mais conhecida por Nísia Floresta, é grafada na historiografia pelas ações à educação feminina no Brasil do século XIX. Neste contexto, a educação escolar destinada às mulheres era privilégio de uma pequena parcela das mulheres, ou seja, as que eram oriundas de famílias abastadas. Considerando que Nísia Floresta, neste período, escreveu livros, artigos para jornais e fundou um Colégio para meninas no Rio de Janeiro, o Colégio Augusto, objetivamos discutir a atuação e as ideias de Nísia Floresta à educação feminina no Brasil. Por tal, este estudo insere-se na interface da história da educação e história das mulheres. Jornais, impressos pedagógicos, escritos de Nísia Floresta e leis se constituem enquanto fonte de pesquisa. O Colégio Augusto tinha como propósito equiparar a educação de meninos e meninas, sendo esta uma das ideias recorrentes nos escritos de Nísia Floresta. Deste modo, conhecer esta intelectual é conhecer como se deu a história da educação feminina no Brasil e as lutas travadas para que as mulheres tivessem acesso à esta.

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Biografia do Autor

Allcydet Andreza Pereira Jota, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista do projeto de extensão do Cursinho do DCE, coordenação pedagógica. Estagiária do colégio Contemporâneo, anos iniciais. Membro do projeto de extensão Gatinhos da UFRN, equipe socioambiental. Técnica em Meio Ambiente pelo IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2002). Possui Curso de Francês
Básico.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Aliny Dayany Pereira de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Práticas Educacionais, na área de Didática e Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPEC/UFRN), Campus Natal. Doutora em Educação (PPGED/UFRN). Mestra em História (PPGH/UFRN) e graduada em História (UFRN).

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Jota, A. A. P., Medeiros Neta, O. M. de, & Medeiros, A. D. P. de. (2020). Nísia Floresta e a educação feminina no Brasil (Século XIX). Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4579