A “Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo”no Ensino Rural: interações essenciais ao respeito às singularidades

Autores

Palavras-chave:

Interação, Rural, Singularidades

Resumo

É importante o estudo de temáticas que permitam compreender melhor como materiais didáticos podem colaborar num processo de ensino em que se respeitem as características – em especial as cognitivas e morais – e o contexto do educando, tendo como eixo norteador o diálogo. Com base nisso, este ensaio aborda parte de uma investigação na qual se enfatizou o uso do livro didático em escolas rurais e, em particular, com turmas multisseriadas. Assim, o estudo abordado decorre de descrição e análise dos resultados de um projeto de pesquisa no qual se analisou como livros da “Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do Campo” podem subsidiar o ensino do respeito mútuo, considerando as singularidades dos sujeitos de mundos do rural. Optou-se pela pesquisa qualitativa com utilização da análise documental de livros desta coleção didática. Constatou-se como algumas imagens, textos e/ou atividades podem possibilitar oportunidades um ensino transversal de regras básicas para adoção de princípios e valores calcadas no respeito mútuo dos envolvidos no ato educativo. Concluiu-se que a coleção possibilita oportunidades para que sejam desenvolvidas atividades favoráveis à formação moral dos sujeitos que são do Rural.

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Biografia do Autor

Nilvania Dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor adjunto nível IV da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Campus III (CCHSA) e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Campus I da UFPB. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, cognitivo e/ou moral; Educação do campo; Pedagogia do Movimento; Formação de professores.

Carlos Eduardo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, Campus III. Em 2020 atuou como professor da Escola Municipal de Ensino Fundamenta Miguel Fiugeira Filho - Bananeiras (PB). Integrante do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: formação moral, valores e jogos.

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Silva, N. D. S., & Lopes, C. E. da S. (2020). A “Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo”no Ensino Rural: interações essenciais ao respeito às singularidades: . Ensino Em Perspectivas, 1(1), 1–28. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4582