A formação freireana de professores/as da educação de jovens e adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Formação de professores/asResumo
Neste artigo o objetivo é apresentar as contribuições da educação de Paulo Freire para a formação de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada predominantemente em leituras de obras de Paulo Freire, mas apresentam, também, reflexões sobre a prática formadora de educadores/as populares da Educação de Jovens e Adultos vivenciada em um Núcleo de Educação Popular de uma Universidade pública do estado do Pará. Inicialmente analisa-se na educação de Paulo Freire a formação humana e a educação como processos permanentes, em seguida, as diretrizes freireanas e a trajetória metodológica para a formação de professores/a da EJA. Entre os resultados destaca-se que a formação de educadores/as na visão de Paulo Freire visa à autonomia dos docentes como sujeitos em termos pessoais e como cidadãos, tendo uma dimensão ética e política.
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