A formação freireana de professores/as da educação de jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Formação de professores/as

Resumo

Neste artigo o objetivo é apresentar as contribuições da educação de Paulo Freire para a formação de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada predominantemente em leituras de obras de Paulo Freire, mas apresentam, também, reflexões sobre a prática formadora de educadores/as populares da Educação de Jovens e Adultos vivenciada em um Núcleo de Educação Popular de uma Universidade pública do estado do Pará. Inicialmente analisa-se na educação de Paulo Freire a formação humana e a educação como processos permanentes, em seguida, as diretrizes freireanas e a trajetória metodológica para a formação de professores/a da EJA. Entre os resultados destaca-se que a formação de educadores/as na visão de Paulo Freire visa à autonomia dos docentes como sujeitos em termos pessoais e como cidadãos, tendo uma dimensão ética e política.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutora em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM/UAM Iztapalapa – México. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

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OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba-PR: CRV, 2015.

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Oliveira, I. A. de. (2020). A formação freireana de professores/as da educação de jovens e adultos. Ensino Em Perspectivas, 1(2), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4677